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E-Recruitment: a perceção da Geração Y sobre os comportamentos no Facebook e Linkedin

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Raquel Reis
dc.contributor.authorTavares, Mafalda Beatriz da Cruz
dc.date.accessioned2017-11-08T15:41:14Z
dc.date.available2017-11-08T15:41:14Z
dc.date.issued2017-11-06
dc.description.abstractAs redes sociais vieram mudar os comportamentos, em especial dos jovens, tornando a linha que separa a vida privada, da vida pública, cada vez mais estreita. Atualmente, quando se procede a um processo de recrutamento e seleção para um emprego, além dos currículos, algumas empresas analisam os perfis nas redes sociais dos candidatos. Esta dissertação tem como objetivo testar se a geração Y tem a perceção de que o processo de e-recruitment é influenciado pelo seu comportamento nas redes sociais Facebook e Linkedin. Para tal, foram realizados dois estudos exploratórios, um qualitativo (entrevista) e um quantitativo (questionário). Foi realizada uma entrevista semiestruturada a nove pessoas de ambos os géneros cujas idades variavam entre os 24 anos e os 37 anos – Geração Y. Foram obtidas 205 respostas (das quais 199 foram consideradas válidas). Os dados recolhidos foram analisados através do software estatístico SPSS. Os resultados apurados confirmam que a geração Y tem a perceção de que o processo de e-recruitment é influenciado pelo seu comportamento nas redes sociais Facebook e Linkedin, sendo que consideram que as redes sociais são um reflexo virtual do indivíduo na vida real. De igual forma, confirma-se a hipótese de que a crescente utilização das redes sociais no processo de e-recruitment condiciona o que a Geração Y publica nas redes sociais.pt_PT
dc.description.abstractSocial networks have come to change the behaviours of people, in particular of the youngsters, making the line between private and public life increasingly narrow. Nowadays, when a recruitment and selection process is made some companies analyse the candidate’s social network profile along with the curriculum. The aim of this study is to evaluate whether the “generation Y” has the perception that the e-recruitment process is influenced by their behaviour in the social networks Facebook and Linkedin. To assess it two exploratory studies were used, one qualitative (interview) and one quantitative (questionnaire). The semi-structured interview was conducted to nine people of both genders whose ages ranged between 24 years and 37 years – Generation Y. The questionnaire obtained 205 replies (of which 199 were considered valid). The gathered data was analysed with SPSS software. The results support the hypothesis that generation Y is aware that the e-recuritment process is influenced by their behaviour in social networks Facebook and Linkedin, because they consider that behaviour as a reflection of each user’s real self. At the same time the data confirms the hypothesis that the increasing use of social networks in e-recuritment conditions the online activity of Generation Y users.pt_PT
dc.identifier.tid201751550pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19225
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectGeração Ypt_PT
dc.subjectRecursos Humanospt_PT
dc.subjectRecrutamento e Seleçãopt_PT
dc.subjectE-Human Resource Managementpt_PT
dc.subjectE-Recruitmentpt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectLinkedinpt_PT
dc.subjectSocial Mediapt_PT
dc.titleE-Recruitment: a perceção da Geração Y sobre os comportamentos no Facebook e Linkedinpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

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