Repository logo
 
Publication

O uso da metodologia de focus group na construção de uma análise swot aplicada ao mercado do livramento - Setúbal.

dc.contributor.authorPardal, Pedro
dc.contributor.authorXara-Brasil, Duarte
dc.contributor.authorCarvalho, Luísa Margarida Cagica
dc.contributor.authorCordeiro, João Pedro Pina
dc.date.accessioned2021-04-14T14:25:11Z
dc.date.available2021-04-14T14:25:11Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractOs mercados urbanos são por regra espaços de forte identidade, tradição e de grande importância económica e social na vida das cidades. A forte concorrência e a rápida evolução do ambiente organizacional, criam uma pressão constante sobre estes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o de analisar e caracterizar a situação atual do Mercado do Livramento de Setúbal, bem como as oportunidades e ameaças que se avizinham, por forma a dotar os decisores de informação que suporte o planeamento e implemtação de ações que promovam o desenvolvimento sustentável do Mercado. Para o efeito, a investigação recorreu à técnica de aplicada a diiferentes grupos de (comerciantes, consumidores, especialistas, agentes turísticos), procurando promover a discussão e a recolha de informação, seguindo as dimensões clássicas da análise SWOT. Os resultados identificam que os principais pontos fortes mencionados se relacionam com a qualidade dos produtos e a confiança gerada por um atendimento personalizado, enquanto que os pontos fracos mais mencionados compreendem o reduzido horário de funcionamento e um nível de preços alto. Nas oportunidades, destacam-se os novos canais de promoção e o crescimento do turismo. As ameaças mais focadas foram a estagnação dos comerciantes e o fortalecimento da concorrência.pt_PT
dc.description.abstractUrban markets are, as a rule, spaces of strong identity, tradition and of great economic and social importance in city life. The strong competition and the rapid evolution of the organizational environment create a constant pressure on them. In this context, the objective of this work is to analyze and characterize the current situation of the Setúbal Traditional City Market, as well as the opportunities and threats that lie ahead, in order to provide decision makers with information that supports the planning and implementation of actions that promote the sustainable development of the Market. To this end, the research used the Focus Group technique applied to different stakeholder groups (traders, consumers, specialists, tourism agents), seeking to promote discussion and collect information, using the classic dimensions of SWOT analysis. The results identify that the main strengths mentioned are related to the quality of the products and the confidence generated by a personalized service, while the most mentioned weaknesses include the short opening hours and a high price level. In the opportunities, the new promotion channels and the growth of tourism stand out. The most focused threats were the stagnation of traders and the strengthening of competition.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPardal, P., Xara-Brasil, D., Carvalho, L. & Cordeiro, J. (2021). O uso da metodologia de focus group na construção de uma análise swot aplicada ao mercado do livramento - Setúbal. In Book of Proceedings – Full Papers, V International Forum on Management (IFM) “Connected in a Multipolar World: Everything Becomes Smart and Digital”. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 60-82.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53045-3-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36222
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnálise SWOTpt_PT
dc.subjectFocus Grouppt_PT
dc.subjectMercados Municipaispt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectSWOT Analysispt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectUrban Marketspt_PT
dc.titleO uso da metodologia de focus group na construção de uma análise swot aplicada ao mercado do livramento - Setúbal.pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCoelho P B Pardal
person.familyNameXara-Brasil
person.familyNameCagica Carvalho
person.familyNameCordeiro
person.givenNamePedro Nuno
person.givenNameDuarte
person.givenNameLuísa Margarida
person.givenNameJoão Pedro
person.identifier2352097
person.identifierK-3459-2014
person.identifier.ciencia-id0516-9226-772A
person.identifier.ciencia-id0D1C-374C-76AC
person.identifier.ciencia-idBD1F-D0BF-F78C
person.identifier.ciencia-id1619-4140-951C
person.identifier.orcid0000-0003-3187-3472
person.identifier.orcid0000-0002-0918-0373
person.identifier.orcid0000-0002-9804-7813
person.identifier.orcid0000-0002-0831-7892
person.identifier.scopus-author-id58123728900
person.identifier.scopus-author-id35213079100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8e623370-4620-4524-bbdc-c7c1fabadda4
relation.isAuthorOfPublication03fc3484-cf22-4c9d-93b5-59eb1c5ccdff
relation.isAuthorOfPublication0247469f-c5d1-458b-8825-b7bfa64d8024
relation.isAuthorOfPublication1f98c4e5-2de0-4da1-a203-18149ae4a506
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8e623370-4620-4524-bbdc-c7c1fabadda4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O uso da metodologia de focus group na construção de uma análise swot aplicada ao mercado do livramento setúbal.pdf
Size:
545.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format