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Práticas de envolvimento parental:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Ferreira, Tânia | |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T18:09:57Z | |
dc.date.available | 2018-05-10T18:09:57Z | |
dc.date.issued | 2017-12-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar um estudo de caso sobre práticas de envolvimento parental, assim como a relação família-escola. Este estudo tem como principais objetivos observar práticas de envolvimento parental em contexto de educação pré-escolar e 1ºCEB, assim como perscrutar a conceção da comunidade educativa: educadora, professora e encarregados de educação, no que diz respeito às práticas de envolvimento parental empregues, assim como o seu grau de satisfação. Com o intuito de aprofundarmos o tema do envolvimento parental, procurámos definir conceitos que possam estar intrinsecamente relacionados, tais como: envolvimento e participação parental, família, perfil de desempenho do educador de infância/ professor, relação escola-família, entre outros. Inserida numa abordagem qualitativa a recolha de dados baseada na observação direta, nos questionários e entrevistas realizadas, permitiu-nos obter informações e pareceres relevantes para o estudo em questão. O cruzamento de todos os dados, por sua vez, permitiu-nos fazer uma análise de conteúdo cuidada, mostrando-nos que existe uma parceria positiva entre as famílias e as escolas, verificando-se esforços e satisfação de ambas as partes. As docentes inquiridas consideram que são detentoras de um papel muito importante, no que diz respeito a desenvolverem esforços para conseguirem a colaboração e o envolvimento das famílias na escola e os encarregados de educação consideram-se participativos na vida escolar dos seus educandos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201906325 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22848 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Relação escola-famílias | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento parental | pt_PT |
dc.subject | Perfil educador de infância/professor | pt_PT |
dc.subject | Comunicação família-escola | pt_PT |
dc.subject | Parceiros | pt_PT |
dc.title | Práticas de envolvimento parental: | pt_PT |
dc.title.alternative | expetativas da comunidade educativa – um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |