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Abstract(s)
Esta dissertação tem como objetivo compreender e analisar as abordagens e diferentes fases de apropriação dos novos media, desde o acesso até à literacia digital. Incide particularmente no ensino e nas teorias que sustentam o uso das novas tecnologias da informação enquanto ferramentas de ensino, bem como na comunidade académica enquanto potencializadora da inclusão digital. A investigação pretende verificar lacunas digitais entre os estudantes do ensino superior nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19, onde o ensino ocorreu total ou parcialmente em regime online. Desta forma procuramos responder às seguintes questões: 1) Que impacto tem a condição socioeconómica dos estudantes na posse de dispositivos de novos media?; 2) É a condição socioeconómica do estudante fator de desigualdade de competências digitais fundamentais para acompanhar o ensino online nos períodos de confinamento provocados pela pandemia de COVID-19?; 3) Em que medida a localização geográfica (indicadores demográficos) interfere com a qualidade/velocidade de acesso à Internet? São os alunos de meio rural prejudicados no ensino online? Os principais resultados revelam que mesmo entre a comunidade de jovens universitários, um grupo da sociedade que a retórica popular tende a considerar digitalmente mais incluídos, as desigualdades de acesso e de competências verificam-se num período em que o acesso à informação esteve essencialmente limitado ao online.
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Keywords
Exclusão Digital Literacia Digital Competências Digitais Ensino COVID-19