Publication
Adição de números naturais usando a plataforma Hypatiamat
| dc.contributor.advisor | Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978- | |
| dc.contributor.author | Pires, Daniel Paz | |
| dc.date.accessioned | 2021-05-14T07:45:26Z | |
| dc.date.available | 2021-05-14T07:45:26Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório Final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, estruturando-se em três componentes principais: Introdução; Componente Investigativa; Componente Reflexiva. A Introdução é constituída por uma breve descrição do modo de funcionamento dos estágios realizados bem como os contextos onde foram realizados. Também são referidos aspetos importantes da prática docente e da prática pedagógica na formação de professores. Na Componente Investigativa encontra-se explanado um estudo que foi realizado numa turma do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da problemática: quais são os artefactos a utilizar e que práticas de sala de aula se podem implementar para promover nos alunos a compreensão da adição de números naturais? Deste modo, foram planificadas um conjunto de sessões com o objetivo de entender de que forma o uso das applets da Plataforma HypatiaMat (HPM) influencia o conhecimento dos alunos acerca da adição de números naturais. Desta maneira, desenhou-se uma investigação com uma metodologia qualitativa, interpretativa e com um design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, dos registos de áudio recolhidos aquando da manipulação da applet e dos guiões de exploração dos alunos. Através da análise dos resultados, pode-se constatar uma evolução na compreensão da adição de números naturais. Deste modo, existem evidências de que a Plataforma Hypatiamat contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Finalmente, a Componente Reflexiva é composta por duas reflexões, uma relativa ao estágio realizado no 1.º CEB e a outra referente ao 2.º CEB, respetivamente. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202720195 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36494 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Adição | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Plataforma HypatiaMat | pt_PT |
| dc.title | Adição de números naturais usando a plataforma Hypatiamat | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
