Repository logo
 
Publication

Adição de números naturais usando a plataforma Hypatiamat

dc.contributor.advisorSantiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
dc.contributor.authorPires, Daniel Paz
dc.date.accessioned2021-05-14T07:45:26Z
dc.date.available2021-05-14T07:45:26Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO presente Relatório Final foi elaborado com base no trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, estruturando-se em três componentes principais: Introdução; Componente Investigativa; Componente Reflexiva. A Introdução é constituída por uma breve descrição do modo de funcionamento dos estágios realizados bem como os contextos onde foram realizados. Também são referidos aspetos importantes da prática docente e da prática pedagógica na formação de professores. Na Componente Investigativa encontra-se explanado um estudo que foi realizado numa turma do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da problemática: quais são os artefactos a utilizar e que práticas de sala de aula se podem implementar para promover nos alunos a compreensão da adição de números naturais? Deste modo, foram planificadas um conjunto de sessões com o objetivo de entender de que forma o uso das applets da Plataforma HypatiaMat (HPM) influencia o conhecimento dos alunos acerca da adição de números naturais. Desta maneira, desenhou-se uma investigação com uma metodologia qualitativa, interpretativa e com um design de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, dos registos de áudio recolhidos aquando da manipulação da applet e dos guiões de exploração dos alunos. Através da análise dos resultados, pode-se constatar uma evolução na compreensão da adição de números naturais. Deste modo, existem evidências de que a Plataforma Hypatiamat contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Finalmente, a Componente Reflexiva é composta por duas reflexões, uma relativa ao estágio realizado no 1.º CEB e a outra referente ao 2.º CEB, respetivamente.pt_PT
dc.identifier.tid202720195pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36494
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdiçãopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectPlataforma HypatiaMatpt_PT
dc.titleAdição de números naturais usando a plataforma Hypatiamatpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DANIELA_PIRES.pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format