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A expressão e educação físico-motora como indutora de aprendizagem no estudo do meio

dc.contributor.authorPereira, Milena
dc.contributor.authorMendes, Fátima
dc.contributor.authorEspada, Mário
dc.contributor.authorFreitas, José
dc.contributor.authorPereira, A
dc.date.accessioned2022-06-02T14:19:14Z
dc.date.available2022-06-02T14:19:14Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo deste estudo consistiu em analisar o potencial de atividades de Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM), como indutoras de aprendizagens na área curricular de Estudo do Meio (EM) (Pereira, 2016). A investigação seguiu uma abordagem qualitativa e insere-se num paradigma interpretativo. A EEFM permite vivenciar experiências que promovem a interação entre as crianças e o espaço físico (Pereira, 2002; Sá & Varela, 2004). O estudo foi desenvolvido com alunos do 2º ano de escolaridade com recurso a atividades abrangidas pelo programa curricular de EEFM. As atividades foram adaptadas com o objetivo de introduzir e desenvolver os conteúdos da área do Estudo do Meio relacionados com o tema “à descoberta de si mesmo”, ou seja, todas as atividades estavam relacionadas com o corpo humano, nomeadamente, as modificações do corpo, a saúde do corpo e a segurança do corpo. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas e foi conseguida através da observação participante, de entrevista, de questionários e recolha documental. A proposta pedagógica englobou três tarefas: “Rei Manda”, “Estafetas da Validade” e, “Circuito Rodoviário”, com abordagem aos conteúdos relacionados, respetivamente, com a higiene do corpo, prazos de validade e regras de segurança. Os registos dos alunos revelaram uma coerência entre os conceitos, normas e termos com as ações realizadas durante a atividade motora (por exemplo: “porque tinha de separar e ver o prazo de validade”; “tínhamos de fazer os gestos da higiene”; e “o mais difícil foi respeitar os sinais e parar na passadeira”). Os resultados desta investigação indicam que a EEFM nas dinâmicas de turma parece ter possibilitado um contexto de aprendizagem propício, aos alunos de 2.º ano, à apropriação de conceitos e ao desenvolvimento de ideias sobre temáticas relacionadas com o EM. O presente estudo permite afirmar que a partir desta interdisciplinaridade é possível retirar algumas tendências e orientações, nomeadamente, no desenvolvimento da maturidade face ao comportamento psicomotor, que promoveu diretamente o desenvolvimento intelectual, físico e científico, no foco dos objetivos sobre a concetualização empregue e os processos de ação motora ao serem correspondidos, nas dinâmicas de interação entre professor-alunos e alunos-alunos e nos significados atribuídos, uma vez que a adaptação ao conhecimento científico e à linguagem científica foi desenvolvida. De modo geral, foi ainda possível reconhecer algumas vantagens patentes na prática da EEFM: i) contribui para a aprendizagem no EM; e ainda, ii) é um contexto propício à prática de interdisciplinaridade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, M., Mendes, F., Espada, M., Freitas, J., & Pereira, A. (2019). A expressão e educação físico-motora como indutora de aprendizagem no estudo do meio. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Coords.), Educação física, lazer & saúde: Desafios interdisciplinares na promoção da atividade física (Volume II, pp. 31-36). Instituto Politécnico de Guarda.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8681-79-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40868
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Guardapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectExpressão e educação físico-motorapt_PT
dc.subjectDesempenho cognitivopt_PT
dc.subjectEstudo do meiopt_PT
dc.titleA expressão e educação físico-motora como indutora de aprendizagem no estudo do meiopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuardapt_PT
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleEducação física, lazer & saúde: Desafios interdisciplinares na promoção da atividade físicapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePISTA CALADO MENDES
person.familyNameEspada
person.familyNameFreitas
person.familyNameFátima
person.givenNameMARIA DE FÁTIMA
person.givenNameMário
person.givenNameJosé Miguel
person.givenNameAna
person.identifierAAV-4731-2021
person.identifier.ciencia-id2018-BA37-C0DD
person.identifier.ciencia-id9B1E-534A-F8CB
person.identifier.ciencia-idE218-C928-EF50
person.identifier.ciencia-id4C1E-4A90-1813
person.identifier.orcid0000-0002-7112-9034
person.identifier.orcid0000-0002-4524-4784
person.identifier.scopus-author-id57226112719
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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