Publication
A expressão e educação físico-motora como indutora de aprendizagem no estudo do meio
dc.contributor.author | Pereira, Milena | |
dc.contributor.author | Mendes, Fátima | |
dc.contributor.author | Espada, Mário | |
dc.contributor.author | Freitas, José | |
dc.contributor.author | Pereira, A | |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T14:19:14Z | |
dc.date.available | 2022-06-02T14:19:14Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo consistiu em analisar o potencial de atividades de Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM), como indutoras de aprendizagens na área curricular de Estudo do Meio (EM) (Pereira, 2016). A investigação seguiu uma abordagem qualitativa e insere-se num paradigma interpretativo. A EEFM permite vivenciar experiências que promovem a interação entre as crianças e o espaço físico (Pereira, 2002; Sá & Varela, 2004). O estudo foi desenvolvido com alunos do 2º ano de escolaridade com recurso a atividades abrangidas pelo programa curricular de EEFM. As atividades foram adaptadas com o objetivo de introduzir e desenvolver os conteúdos da área do Estudo do Meio relacionados com o tema “à descoberta de si mesmo”, ou seja, todas as atividades estavam relacionadas com o corpo humano, nomeadamente, as modificações do corpo, a saúde do corpo e a segurança do corpo. A recolha de dados decorreu durante quatro semanas e foi conseguida através da observação participante, de entrevista, de questionários e recolha documental. A proposta pedagógica englobou três tarefas: “Rei Manda”, “Estafetas da Validade” e, “Circuito Rodoviário”, com abordagem aos conteúdos relacionados, respetivamente, com a higiene do corpo, prazos de validade e regras de segurança. Os registos dos alunos revelaram uma coerência entre os conceitos, normas e termos com as ações realizadas durante a atividade motora (por exemplo: “porque tinha de separar e ver o prazo de validade”; “tínhamos de fazer os gestos da higiene”; e “o mais difícil foi respeitar os sinais e parar na passadeira”). Os resultados desta investigação indicam que a EEFM nas dinâmicas de turma parece ter possibilitado um contexto de aprendizagem propício, aos alunos de 2.º ano, à apropriação de conceitos e ao desenvolvimento de ideias sobre temáticas relacionadas com o EM. O presente estudo permite afirmar que a partir desta interdisciplinaridade é possível retirar algumas tendências e orientações, nomeadamente, no desenvolvimento da maturidade face ao comportamento psicomotor, que promoveu diretamente o desenvolvimento intelectual, físico e científico, no foco dos objetivos sobre a concetualização empregue e os processos de ação motora ao serem correspondidos, nas dinâmicas de interação entre professor-alunos e alunos-alunos e nos significados atribuídos, uma vez que a adaptação ao conhecimento científico e à linguagem científica foi desenvolvida. De modo geral, foi ainda possível reconhecer algumas vantagens patentes na prática da EEFM: i) contribui para a aprendizagem no EM; e ainda, ii) é um contexto propício à prática de interdisciplinaridade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, M., Mendes, F., Espada, M., Freitas, J., & Pereira, A. (2019). A expressão e educação físico-motora como indutora de aprendizagem no estudo do meio. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Coords.), Educação física, lazer & saúde: Desafios interdisciplinares na promoção da atividade física (Volume II, pp. 31-36). Instituto Politécnico de Guarda. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8681-79-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40868 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Guarda | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Expressão e educação físico-motora | pt_PT |
dc.subject | Desempenho cognitivo | pt_PT |
dc.subject | Estudo do meio | pt_PT |
dc.title | A expressão e educação físico-motora como indutora de aprendizagem no estudo do meio | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Guarda | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação física, lazer & saúde: Desafios interdisciplinares na promoção da atividade física | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | PISTA CALADO MENDES | |
person.familyName | Espada | |
person.familyName | Freitas | |
person.familyName | Fátima | |
person.givenName | MARIA DE FÁTIMA | |
person.givenName | Mário | |
person.givenName | José Miguel | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier | AAV-4731-2021 | |
person.identifier.ciencia-id | 2018-BA37-C0DD | |
person.identifier.ciencia-id | 9B1E-534A-F8CB | |
person.identifier.ciencia-id | E218-C928-EF50 | |
person.identifier.ciencia-id | 4C1E-4A90-1813 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7112-9034 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4524-4784 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57226112719 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a | |
relation.isAuthorOfPublication | a1687ea2-bab6-482f-b67a-4bbaeed54be2 | |
relation.isAuthorOfPublication | 632e6a2c-6d0d-4b39-9459-b64b298a8459 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6691e41b-4ba4-403c-b8b4-355629b1c84a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6691e41b-4ba4-403c-b8b4-355629b1c84a |