Publication
Autocontrolo e práticas parentais : relação com a deliquência juvenil
dc.contributor.advisor | Neves, Ana Cristina Sabino Pestana | |
dc.contributor.author | Guerreiro, Ana Rita Caeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T15:00:56Z | |
dc.date.embargo | 2026-07-25 | |
dc.date.issued | 2023-07-25 | |
dc.description | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz | pt_PT |
dc.description.abstract | O autocontrolo é uma capacidade humana com particular importância no que se refere à regulação de comportamentos, pensamentos e emoções. Atendendo à importância e influência do autocontrolo nos vários aspetos da vida do ser humano importa estudar a sua relação com a delinquência, e os estilos parentais. Contudo, no que concerne à literatura científica nacional, não existem estudos em que tenham explorado esta relação. A presente investigação tem como principal objetivo compreender qual a relação entre o autocontrolo, os estilos e práticas parentais e a delinquência juvenil em Portugal. A amostra do presente estudo é constituída por 60 jovens portugueses e respetivos pais ou representantes legais, num total de 120 participantes. As famílias dividem-se em dois grupos - sinalizadas (n=30) e não sinalizados (n=30) no âmbito de processos de promoção e proteção. Os participantes responderam a um protocolo constituído por três instrumentos de avaliação. Os pais ou tutores legais responderam ao Questionário de Estilos e Dimensões Parentais - Versão reduzida (QDEP). Os filhos responderam à Escala Breve de Autocontrolo (BSCS-R) e Escala de Delinquência Auto-Relatada Adaptada para adolescentes (ASRDS). Verificou-se que o estilo democrático é o estilo parental mais utilizado e que os jovens desta amostra apresentam um nível considerável de autocontrolo e um baixo índice de delinquência. Foi possível verificar que quanto maior o nível de autocontrolo, menor o nível de delinquência juvenil. Foi também observado que o grupo de famílias sinalizadas se caracterizava por uma educação baseada no estilo autoritário, ao contrário das não sinalizadas, cuja educação é baseada no estilo democrático. Por fim, apurou-se que maiores níveis de autocontrolo são preditores de menores níveis de delinquência juvenil e que quando a educação tem por base o estilo autoritário, maiores são os níveis de delinquência juvenil. Assim, o baixo autocontrolo e o estilo parental autoritário parecem determinantes para o desenvolvimento da delinquência juvenil, sendo importantes alvos no sentido da sua prevenção. | pt_PT |
dc.description.abstract | Self-control is a human ability with particular importance when it comes to the regulation of behaviors, thoughts and emotions. Given the importance and influence of self-control in various aspects of human life, its relationship with delinquency and parenting styles should be studied. However, with regard to the national scientific literature, there are no studies that have explored this relationship. The main objective of this research is to understand the relationship between self-control, parenting styles and practices and juvenile delinquency in Portugal. The sample of this study consists of 60 Portuguese youngsters and their parents or legal representatives, in a total of 120 participants. The families are divided in two groups - signaled (n=30) and non-signaled (n=30) in the scope of promotion and protection processes. The participants responded to a protocol consisting of three assessment instruments. The parents or legal guardians answered the Questionnaire of Parenting Styles and Dimensions - Short Version (QDEP). Children responded to the Brief Self-Control Scale (BSCS-R) and Adapted Self-Reported Delinquency Scale for adolescents (ASRDS). It was found that the democratic style is the most commonly used parenting style and that the youth in this sample show a considerable level of self-control, and a low rate of delinquency. It was possible to verify that the higher the level of self-control, the lower the level of juvenile delinquency. It was also observed that the group of flagged families was characterized by an education based on the authoritarian style, unlike the non-signaled families, whose education is based on the democratic style. Finally, it was found that higher levels of self-control are predictors of lower levels of juvenile delinquency and that when education is based on the authoritarian style, higher levels of juvenile delinquency. Thus, low self-control and authoritarian parenting style seem to be determinants for the development of juvenile delinquency, being important targets towards its prevention. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203438736 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48717 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autocontrolo | pt_PT |
dc.subject | Estilos parentais | pt_PT |
dc.subject | Delinquência juvenil | pt_PT |
dc.title | Autocontrolo e práticas parentais : relação com a deliquência juvenil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Forense e Criminal | pt_PT |