Publication
A utilização dos mapas concetuais na expressão das aprendizagens: o caso da Licenciatura de Enfermagem
dc.contributor.author | Nunes, Lucília | |
dc.date.accessioned | 2016-10-31T10:57:46Z | |
dc.date.available | 2016-10-31T10:57:46Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.description | Comunicação apresentada no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 14 e 15 de Julho de 2016, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal | pt_PT |
dc.description.abstract | Os mapas conceptuais têm sido considerados estratégicos para desenvolver e avaliar o conhecimento, baseados numa teoria de aprendizagem e constituindo uma forma de organização dos conceitos em relação a uma temática específica. Utilizámos os mapas concetuais como estratégia de apendizagem e de avaliação, em seminário do 8º semestre dos estudantes de licenciatura (Seminário de Consolidação Holística), com um processo em três etapas: apresentação dos fundamentos e enquadramento teórico dos mapas, instruções de realização da tarefa concreta, solicitando que cada estudante realizasse um mapa conceptual, que representasse as aprendizagens significativas do Curso, usando o software CMapTools e produzisse um descritivo, até 5 páginas, explicitando os fundamentos da organização do mapa. Partilhamos a avaliação da utilização de mapas concetuais, com os dados do questionário aplicado. Não obstante as dificuldades iniciais, é elevado o consenso sobre as vantagens, a organização dos conceitos e a sistemática de pensamento emergem, incluindo valores, processos, competências de valorização major. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15262 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | mapas concetuais | pt_PT |
dc.subject | aprendizagens significativas | pt_PT |
dc.subject | metodologias ensino-aprendizagem-avaliação | pt_PT |
dc.title | A utilização dos mapas concetuais na expressão das aprendizagens: o caso da Licenciatura de Enfermagem | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Mateus Nunes | |
person.givenName | Lucília Rosa | |
person.identifier | E-9853-2011 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1A-B59C-EC76 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2684-7213 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 029ae96d-391f-45db-85e1-c97eb234df89 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 029ae96d-391f-45db-85e1-c97eb234df89 |