Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
477.8 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os mapas conceptuais têm sido considerados estratégicos para desenvolver e avaliar o conhecimento, baseados numa teoria de aprendizagem e constituindo uma forma de organização dos conceitos em relação a uma temática específica.
Utilizámos os mapas concetuais como estratégia de apendizagem e de avaliação, em seminário do 8º semestre dos estudantes de licenciatura (Seminário de Consolidação Holística), com um processo em três etapas: apresentação dos fundamentos e enquadramento teórico dos mapas, instruções de realização da tarefa concreta, solicitando que cada estudante realizasse um mapa conceptual, que representasse as aprendizagens significativas do Curso, usando o software CMapTools e produzisse um descritivo, até 5 páginas, explicitando os fundamentos da organização do mapa.
Partilhamos a avaliação da utilização de mapas concetuais, com os dados do questionário aplicado. Não obstante as dificuldades iniciais, é elevado o consenso sobre as vantagens, a organização dos conceitos e a sistemática de pensamento emergem, incluindo valores, processos, competências de valorização major.
Description
Comunicação apresentada no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,
14 e 15 de Julho de 2016, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Keywords
mapas concetuais aprendizagens significativas metodologias ensino-aprendizagem-avaliação