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Num texto escrito na viragem do século XX para o XXI, Lev Manovich declarou que, proximamente, os filmes e telenovelas assemelhar-se-iam “(...) mais ao canal de televisão Bloomberg do que a E Tudo o Vento Levou” (2000, tradução da autora). Esta ideia era fundada na noção de que a base de dados ocupara já o lugar de principal forma de expressão cultural, destronando a narrativa. Manovich assinalou noutra reflexão dedicada ao tema que os novos objetos dos media haviam deixado de contar histórias, na medida em que não se
orientavam já por assinalar um começo e um final e abdicavam de um desenvolvimento temático e/ou formal que lhes permitisse estruturar uma ordem sequencial. Em vez disso, eram, na sua perspetiva, constituídos por
elementos individuais com significados autónomos (1998). Embora o cinema encontre ainda expressões múltiplas, não estando portanto concretizado o cenário antevisto pelo autor, várias experiências têm sido desenvolvidas que podem ser aqui enquadradas. Cineastas e artistas que trabalham com imagens em
movimento têm explorado as potencialidades generativas do computador, testando um cinema construído pela máquina.
O presente artigo faz um mapeamento de várias modalidades enquadráveis nesta formulação cinemática, procurando compreender algumas das suas manifestações e o modo como se expressam.
Description
Keywords
Cinema de base de dados Produção cinemática Digitalização
Citation
Alves, M. P. (2019). O cinema de base de dados: Modalidades e expressões. In D. Ribas, M. Penafria, & S. D. Branco (Eds.), Atas do VIII Encontro Anual da AIM (pp. 292-301). Associação de Investigação da Imagem em Movimento.
Publisher
Associação de Investigação da Imagem em Movimento (AIM)