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Authors
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Abstract(s)
A sazonalidade turística é uma realidade inevitável e permeável à escala global que se traduz
num desequilíbrio entre a procura e oferta turística, originando assim flutuações nos padrões
de consumo.
Apesar de poder assumir diversas causas (naturais, institucionais, por “calendário”, pressões
sociais e factores económicos), a sazonalidade pode ser atenuada. No entanto, para poder geri-la,
é importante não só conhecer as suas consequências (negativas e também positivas) assim
como poder quantificá-la através de métodos de mensuração.
O presente estudo pretendeu conhecer o impacto da sazonalidade na empresa Naturimont
através da observação participante e do cálculo de duas medidas de concentração: a taxa de
sazonalidade e o índice de amplitude sazonal.
Sediada na região de Lamego, a Naturimont – Desporto, Aventura e Turismo Lda, foi o local
onde decorreu o estágio. Deste modo, foi também possível identificar as ferramentas e
estratégias de marketing utilizadas pela empresa para atenuar os desafios inerentes à
sazonalidade.