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Sistematização e validação conceptual de um programa de promoção da expressão emocional na primeira infância
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Sequeira, Carlos Alberto | |
| dc.contributor.author | Pereira, Verónica Marisa | |
| dc.date.accessioned | 2019-12-23T14:27:08Z | |
| dc.date.available | 2020-12-23T01:30:16Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | A primeira infância é descrita como a fase de desenvolvimento da criança desde o seu nascimento até aos 5 anos de idade. É um período de crescimento muito rápido, onde as vivências físicas e emocionais têm um impacto vital, que se repercute ao nível da saúde mental e ao longo de todo o ciclo de vida. Nesta fase, as emoções desempenham uma função comunicativa muito importante, com interferência na definição das relações interpessoais e sociais. A proficiência emocional envolve um conjunto de capacidades implícitas às emoções, nomeadamente, a sua expressão, regulação e conhecimento. Os recentes estudos apontam o reconhecimento e a expressão das emoções como uma importante estratégia para o desenvolvimento de competências emocionais na infância. Observando as características específicas da sociedade atual, a prevalência das perturbações emocionais e do comportamento na infância e adolescência tem vindo a aumentar e a adquirir uma dimensão relevante. Assim, a construção de programas de promoção de competências emocionais torna-se uma prioridade de promoção de saúde mental. Nesse sentido, delineamos como objetivos desta investigação a construção de um programa de enfermagem, promotor da expressão emocional na primeira infância, assim como, a validação conceptual do Programa de Promoção da Expressão Emocional na Primeira Infância (PPEEPI). Para concretizar este estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à técnica de Focus Group, para validar conceptualmente o referido programa. O PPEEPI é constituído por 10 sessões grupais, com frequência semanal e duração de 45 a 60 minutos. Os principais temas a abordar são o conhecimento das emoções, a expressão das emoções e a regulação emocional. Relativamente à sua estrutura e conteúdos podemos concluir que este está sistematizado de acordo com o preconizado em outros estudos, no que diz respeito ao número e duração das sessões, estratégias de intervenção, critérios de inclusão, número de participantes e materiais utilizados. Este programa foi descrito pelos peritos na sua apreciação global como um instrumento extremamente válido, com conteúdo excecional para a promoção da saúde mental na primeira infância, bem estruturado e com conteúdo adequado e aplicável em vários contextos, sendo a sua importância acrescida pelo envolvimento dos pais ao longo do programa. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202339440 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30660 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Promoção da saúde | pt_PT |
| dc.subject | Programa de promoção da expressão emocional | pt_PT |
| dc.subject | Primeira infância | pt_PT |
| dc.title | Sistematização e validação conceptual de um programa de promoção da expressão emocional na primeira infância | pt_PT |
| dc.title.alternative | Systematization and conceptual validation of a program to promote emotional expression in early childhood | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria | pt_PT |
