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Sistematização e validação conceptual de um programa de promoção da expressão emocional na primeira infância

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorSequeira, Carlos Alberto
dc.contributor.authorPereira, Verónica Marisa
dc.date.accessioned2019-12-23T14:27:08Z
dc.date.available2020-12-23T01:30:16Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA primeira infância é descrita como a fase de desenvolvimento da criança desde o seu nascimento até aos 5 anos de idade. É um período de crescimento muito rápido, onde as vivências físicas e emocionais têm um impacto vital, que se repercute ao nível da saúde mental e ao longo de todo o ciclo de vida. Nesta fase, as emoções desempenham uma função comunicativa muito importante, com interferência na definição das relações interpessoais e sociais. A proficiência emocional envolve um conjunto de capacidades implícitas às emoções, nomeadamente, a sua expressão, regulação e conhecimento. Os recentes estudos apontam o reconhecimento e a expressão das emoções como uma importante estratégia para o desenvolvimento de competências emocionais na infância. Observando as características específicas da sociedade atual, a prevalência das perturbações emocionais e do comportamento na infância e adolescência tem vindo a aumentar e a adquirir uma dimensão relevante. Assim, a construção de programas de promoção de competências emocionais torna-se uma prioridade de promoção de saúde mental. Nesse sentido, delineamos como objetivos desta investigação a construção de um programa de enfermagem, promotor da expressão emocional na primeira infância, assim como, a validação conceptual do Programa de Promoção da Expressão Emocional na Primeira Infância (PPEEPI). Para concretizar este estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à técnica de Focus Group, para validar conceptualmente o referido programa. O PPEEPI é constituído por 10 sessões grupais, com frequência semanal e duração de 45 a 60 minutos. Os principais temas a abordar são o conhecimento das emoções, a expressão das emoções e a regulação emocional. Relativamente à sua estrutura e conteúdos podemos concluir que este está sistematizado de acordo com o preconizado em outros estudos, no que diz respeito ao número e duração das sessões, estratégias de intervenção, critérios de inclusão, número de participantes e materiais utilizados. Este programa foi descrito pelos peritos na sua apreciação global como um instrumento extremamente válido, com conteúdo excecional para a promoção da saúde mental na primeira infância, bem estruturado e com conteúdo adequado e aplicável em vários contextos, sendo a sua importância acrescida pelo envolvimento dos pais ao longo do programa.pt_PT
dc.identifier.tid202339440pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30660
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectPrograma de promoção da expressão emocionalpt_PT
dc.subjectPrimeira infânciapt_PT
dc.titleSistematização e validação conceptual de um programa de promoção da expressão emocional na primeira infânciapt_PT
dc.title.alternativeSystematization and conceptual validation of a program to promote emotional expression in early childhoodpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatriapt_PT

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