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Advisor(s)
Abstract(s)
A dissertação de Mestrado em Ciências de Educação que a seguir se
apresenta, intitulada Trabalho Colaborativo entre Docentes - Um Estudo de Caso,
procura compreender as características e âmbito do trabalho colaborativo entre os
docentes de um Jardim-Escola da Zona de Abrantes.
Esta investigação partiu do nosso contexto profissional e pela convicção de que
um trabalho colaborativo entre os docentes poderá trazer inúmeros benefícios em
diferentes áreas.
Tendo em conta o contexto da nossa investigação, estabelecemos os
seguintes objetivos: Promover o trabalho colaborativo entre os docentes; Definir
vantagens do trabalho colaborativo e destacar aspetos que impedem que o trabalho
colaborativo seja produtivo e positivo.
Foi adotada uma metodologia qualitativa, com opção de um estudo de caso,
onde participaram todos os docentes do jardim-escola. As técnicas, utilizadas para a
recolha de dados, foram as entrevistas, questionários e análise documental, para,
posteriormente, se proceder à triangulação dos dados recolhidos.
Em síntese, o estudo indica que os docentes desta escola não realizam um
verdadeiro trabalho docente de uma forma colaborativa, na medida em que, não
planificam e não estabelecem os objetivos de conjunto. No entanto, estão disponíveis
para começarem a trabalhar de uma forma colaborativa, porque têm a perceção que
traz inúmeros benefícios para todos e é meio caminho para a obtenção do sucesso.
Concluímos que muito há a fazer nesta temática, o que estimulou a construção
de uma proposta para promover a prática do trabalho colaborativo entre os docentes.
Description
Keywords
Aprendizagem cooperativa Individualismo