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Perceção dos professores do ensino regular face à inclusão e ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira
dc.contributor.authorCabo, Antónia de Jesus Ramalho do
dc.date.accessioned2016-08-12T11:13:57Z
dc.date.available2016-08-12T11:13:57Z
dc.date.issued2016-07-27
dc.date.submitted2016-07-27
dc.description.abstractAtualmente movimentamo-nos no paradigma da inclusão escolar, um novo modelo de educação que se constituiu a partir do abandono de princípios e práticas educativas que apontavam para a exclusão e segregação. Essa mudança de paradigma traduziu-se na defesa duma escola regular inclusiva que se pretende responda, de forma eficaz e com qualidade, a todas as necessidades dos nossos alunos, incluindo os que têm Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). A questão que se coloca é a de saber se, efetivamente, estamos a trilhar o caminho com a bússola da inclusão ou se andamos perdidos e desorientados sem encontrar a saída que nos conduza a uma escola e a uma educação verdadeiramente inclusiva que, para além de ser frequentada por todas as crianças seja, também, para todas as crianças. Pretende-se, assim, conhecer a realidade escolar e os obstáculos que na prática dificultam ou inviabilizam, de certa forma, o direito que estas crianças e jovens têm a um ensino de qualidade, que facilite a sua aprendizagem e que vá ao encontro das suas verdadeiras necessidades. No fundo, pretende-se averiguar se o processo de ensino-aprendizagem destes alunos é bem conseguido nas classes regulares, para que se possa afirmar que estamos numa escola inclusiva onde se pratica uma educação inclusiva. O nosso estudo procurou investigar a visão dos professores do ensino regular, 2º e 3ºciclos do ensino básico e ensino secundário, sobre a inclusão nas turmas de alunos com DID. Os resultados obtidos levaram-nos a aceitar que, embora, no geral, não haja diferenças significativas entre os dois grupos, os professores do 2º e 3ºciclos manifestam uma perceção mais positiva, face à inclusão e ao processo de ensino aprendizagem destes alunos, do que os professores do secundário.pt_PT
dc.identifier.tid201227177pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14444
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectIntegração Escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Intelectualpt_PT
dc.titlePerceção dos professores do ensino regular face à inclusão e ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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