Repository logo
 
Publication

(Re)parar e (re)pensar o poster como meio de crítica e consciencialização social

dc.contributor.advisorOliveira, Fernando Jorge Matias Sanches
dc.contributor.advisorMarques, Ana
dc.contributor.authorPaiva, Ana Margarida Fontes
dc.date.accessioned2018-11-22T13:38:27Z
dc.date.available2018-11-22T13:38:27Z
dc.date.issued2018-10
dc.description.abstractEste projecto descreve o trabalho realizado pela candidata Ana Margarida Fontes Paiva, para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado de Design e Cultura Visual do Iade – Universidade Europeia. O estado da arte aborda áreas da Cultura Visual, Critical Design, o Poster e a Sociedade, procurando responder à pergunta: “Pode o poster funcionar (ainda) como meio de crítica e consciencialização social?”. O projecto será focado na elaboração de Posters, como um meio de crítica e consciencialização. Como explica Bruno Pereira (2017) num comunicado na apresentação da inauguração da Poster, uma galeria pública em Marvila, “o poster foi o primeiro meio em que a arte e a publicidade se uniram em simbiose. Mudaram o mundo e mudaram a forma como o mundo comunica. Criaram guerras, criaram heróis, e criaram a possibilidade de qualquer um forrar as paredes com pedaços de história, História da qual, todos fazemos parte e devemos sempre continuar a fazer.” O poster além de ser uma forma de discutir a sociedade, a política, ou o próprio design, é uma maneira de se construir uma possível utopia figurativa ou metafórica sobre a vida. A Itália, na passada década de 70, foi profundamente marcada por esse movimento criativo, também chamado de “Anti-Design”, por intensificar o discurso contra o mercado e as relações de consumo numa sociedade capitalista. Reflectindo recorrentemente sobre as potencialidades das artes gráficas, Ernesto de Sousa (2015) no artigo Todo o cartaz é político, elegeu o poster enquanto “médium” privilegiado ao serviço da criatividade e da democracia, pela sua capacidade de síntese e de recepção por parte de um público alargado. Foi desta forma pertinente a escolha de um tema que permitisse liberdade criativa e de expressão, para desta forma obter resultados diferentes, explorar diferentes ferramentas e materiais. Saul Bass (2014), designer norte-americano focado no design de comunicação, deu a seguinte definição: “Design is thinking made visual”. É um processo de pensamento que se transforma em algo visível. Palavras, fotografia, desenho, ilustração, colagens, mixed media, e essencialmente tipografia, assumem o formato poster como meio, através de um conjunto de composições gráficas que exponham os resultados sustentados pela Crítica. A Pesquisa Qualitativa é o primeiro tipo de Metodologia escolhido e ganha forma através da Análise Documental, principalmente de origem Online e Casos de Estudo. Conclui-se que o projecto oferece uma perspectiva sobre a sociedade contemporânea, a sociedade de consumo, resultantes de pensamentos, reflexões e experiências, onde o poster é um meio que permite apresentar esta perspetiva, através das mais variadas técnicas. É um exercício de criatividade provocatório, pelo que a sua leitura deverá ter em conta esta premissa. Tu tens que utilizar quem és no teu trabalho, mais ninguém consegue fazer isso. Ninguém mais consegue ir buscar algo ao teu passado, dos teus próximos, da tua educação, e da tua experiência de vida1 (Carson, D. 2015, TedTalk Design and Discovery).pt_PT
dc.description.abstractThis project describes the work desenvolved by the student Ana Margarida Fontes Paiva, in order to obtain the master's degree in the Master of Design and Visual Culture of Iade - European University. The state of the art approaches fields of Visual Culture, Critical Design, Poster and Society, seeking to answer the question "Can the poster (still) work as a means of social criticism and awareness?" The project will focus on the elaboration of posters as a means of social criticism and awareness. As Bruno Pereira (2017) explains in a press release at the inauguration of poster, a public gallery in Marvila, "the poster was the first medium in which art and publicity came together in symbiosis. They have changed the world and changed the way the world communicates. They created wars, created heroes, and created the possibility of anyone lining the walls with pieces of history, a history of which we are all part of and must always continue to be." The poster is not only a platform for discussing society, politics, or design itself, it is a way of constructing a possible figurative or metaphorical utopia about life. In the 1970s, Italy was deeply marked by a creative movement, also called "Anti-Design", intensifying the discourse against the market and consumer relations in a capitalist society. Reflecting recurrently on the potential of the graphical arts, Ernesto de Sousa (2015) in the article The whole poster is political, chose the poster as a privileged "medium" at the service of creativity and democracy, for its capacity of synthesis and reception by an extended audience. It was therefore pertinent to choose a theme that allowed creative freedom and expression, in order to obtain different results when exploring different tools and materials. Saul Bass (2014), an American designer focused on communication design, gave the following definition: "Design is thinking made visual". It is a thought process that becomes something visible. Words, photography, drawing, illustration, collages, mixed media, and essentially typography, assume the poster format as a medium, through a set of graphic compositions that expose the results sustained by Criticism. The Qualitative Research is the first type of Methodology chosen and it takes form through the Documentary Analysis, mainly of Online origin and Case Studies. It is concluded that the project offers a perspective on contemporary society, consumer society, resulting from thoughts, reflections and experiences, where the poster is a means to present this perspective, through the most varied techniques. It is an exercise in provocative creativity, so your reading should take this premise into account. You have to utilize who you are in your work. Nobody else can do that: nobody else can pull from your background, from your parents, your upbringing, your whole life experience (David Carson, 2015, TedTalk Design and Discovery).
dc.identifier.tid202027546pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24955
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCultura visualpt_PT
dc.subjectTipografiapt_PT
dc.subjectCríticapt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectPosterpt_PT
dc.subjectProjeto de mestradopt_PT
dc.title(Re)parar e (re)pensar o poster como meio de crítica e consciencialização socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Ana Paiva.pdf
Size:
52.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: