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A queda do recém-nascido no ambiente hospitalar

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No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria foi realizado o presente relatório que representa o percurso de aprendizagem desenvolvido em diferentes unidades de prestação de cuidados de saúde. Com base na metodologia de projeto pretende descrever, analisar e refletir sobre o caminho percorrido, explicitando o diagnóstico de situação, a definição de objetivos, as atividades desenvolvidas, os principais resultados alcançados bem como as competências adquiridas, que visam a aquisição de uma prestação de cuidados especializados. A temática central é a promoção da segurança no recém-nascido, especificamente na prevenção do risco de queda e do risco de lesão após a queda, no ambiente hospitalar. O recém-nascido pertence a uma população vulnerável estando em risco de queda, logo desde o seu nascimento e depende exclusivamente dos seus cuidadores (familiares e profissionais de saúde) para o proteger, criando e mantendo um ambiente seguro. Neste sentido, pretende atuar ao nível da prevenção da queda com a criação de uma escala de avaliação do risco de cair neonatal, para além da parametrização do foco de atenção “Cair” para o recém-nascido no desktop de enfermagem, através do recurso a uma linguagem classificada (CIPE, versão 2) com a implementação de intervenções para a prevenção da queda. Ao nível da atuação pós-queda, pretende implementar um algoritmo de atuação e incluir na parametrização do foco “Cair” o registo da queda. Assim, conseguem-se extrair indicadores de qualidade dos ganhos em saúde, sensíveis aos cuidados de enfermagem e através da redução das quedas/lesões contribui-se para a manutenção do bem-estar físico, psicológico e social do recém-nascido e da sua família. A metodologia dominante deste relatório baseia-se na reflexão critica e construtiva na prática de cuidados (experiências de estagio), com alicerce na evidência científica e sustentada nos valiosos contributos da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale, no Modelo de Sistemas de Betty Neuman e na Teoria das Transições de Afaf Meleis, que possibilitou uma tomada de decisão e um saber que responde às necessidades identificadas e possibilitou a aquisição e desenvolvimento de competências clínicas especializadas definidas pela Ordem dos Enfermeiros.

Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2016, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Enfermagem pediátrica Recém-nascido Família Escala de avaliação Quedas Segurança do doente

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