Repository logo
 
Publication

O editor de imagens como recurso para desenvolver a literacia visual

dc.contributor.advisorRocha, Margarida
dc.contributor.authorCandeias, Anabela Baptista
dc.date.accessioned2013-10-09T10:17:44Z
dc.date.available2013-10-09T10:17:44Z
dc.date.issued2013-10-09
dc.descriptionMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente trabalho insere-se no domínio de estudo sobre o desenvolvimento da literacia visual através da utilização do editor de Imagens. Considerou-se como população de estudo alunos de 9.º ano integrados numa turma de percurso de currículo alternativo, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos considerados com dificuldades de aprendizagem traduzidas pelo seu insucesso escolar. O objetivo desta investigação procurou identificar os contributos da utilização do editor de imagens para a aquisição/desenvolvimento de competências ao nível da literacia visual. A metodologia de investigação utilizada foi a de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e os dados obtidos por notas de campo, inquéritos e a análise interpretativa dos trabalhos realizados. Contudo e apesar dos resultados apurados indicarem que a utilização de editores de imagens revelarem-se proficientes no desenvolvimento da perceção visual e na motivação, não foram conclusivos quanto ao desenvolvimento da literacia visual. Não obstante, os resultados deste projeto permitem reforçar a ideia da relevância do desenvolvimento futuro de práticas pedagógicas com a articulação das Tecnologias da Informação e Comunicação nas disciplinas de Educação Artística.por
dc.description.abstractCette étude a été réalisé au 3 ème cycle de l'éducation de base, au cours de l´atelier d´arts et consiste dans l'étude du développement de la littératie visuelle chez les élèves, grâce à l'utilisation de l'éditeur d'images. A la base de cette étude a étè considerée une population de dix élèves âgés entre 16 et 18 ans, de la 3 ème année d´une classe d´études alternatives pour se considerer des élèves qui ont des difficultés d'apprentissage traduites par leur échec à l'école. L’ objectif de cette étude est, à savoir: (I) Identifier les contributions de l'utilisation de l'éditeur d'image pour l'acquisition / le développement des compétences en littératie visuelle. Cette recherche qualitative est menée par les moyens de recherche les plus utilisées qui sont : l’interview oral ou écrit et par l’observation. Les résultats indiquent que l'utilisation des éditeurs d'images sont un outil didactique important pour développer la perception visuelle et la motivation. En ce sens, les résultats de cette étude, encore qu’ exploratoires sur l' utilisation des TICE, signalent leur potentiel pour l’évolution de leur utilisation dans l'éducation artistique.fre
dc.description.abstractThe current study was carried out having “Oficina de Artes” (Arts’ Workshop) as subject-matter, in a integrated lower and higher secondary school and approaches the development of visual literacy through the use of an image (graphics) editor. As sample for this case study, there were considered 9th grade students aged between 16 and 18 years old, enrolled in the alternative curriculum program due to their learning difficulties. This work aims to identify the contributions of using an image editor as means to the acquisition / development of skills in visual literacy. In the empirical study, the investigation-action methodology was used. Data collection was accomplished through participant observation, using field notes, application of survey questionnaires (consisting of open and closed questions) and document analysis. Although not conclusive regarding to the development of visual literacy, the results obtained indicate that the use of image editors seems to be proficient in the development of visual perception and motivation. Therefore, this exploratory study reinforces the idea of future development of pedagogical practices in articulation with Information and Communication Technologies (ICT) in the disciplines of the Arts.en
dc.description.tableofcontentsCaso queira aceder aos anexos contactar a biblioteca da ESE de Setúbalpor
dc.identifier.tid203260651
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4768
dc.language.isoporpor
dc.subjectOficina de artespor
dc.subjectEditor de imagenspor
dc.subjectPerceção visualpor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectLiteracia visualpor
dc.subjectAtelier d'artsfre
dc.subjectÉditeur d'imagesfre
dc.subjectPerception visuellefre
dc.subjectMotivationfre
dc.subjectTroubles d'apprentissagefre
dc.subjectLittératie visuellefre
dc.subjectArts' Workshopen
dc.subjectGraphics editoren
dc.subjectVisual perceptionen
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectVisual literacyen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleO editor de imagens como recurso para desenvolver a literacia visualpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anabela_Candeiasrelatório_24-09-2013_docx.pdf
Size:
2.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal