Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.37 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Promoção da Saúde é considerada uma ação primordial do enfermeiro no
cuidado à criança, ao jovem e à família. Cuidar e educar em enfermagem
complementam-se, capacitando desta forma a população na aquisição de maior
autonomia e consciência da sua saúde, e contribuindo para uma reflexão crítica e
informada das suas escolhas e tomadas de decisão.
Atendendo a esta realidade, cuidar para a promoção da saúde na infância é
uma das responsabilidades do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde
Infantil e Pediátrica (EEESIP), sendo considerado pela Ordem dos Enfermeiros
(2017) como um foco primordial, objetivando a educação e a maximização do
potencial de crescimento e desenvolvimento infantil, assim como a gestão do
bem-estar da criança, através das orientações antecipatórias direcionadas às famílias.
De modo a desenvolver as competências definidas pela Ordem dos
Enfermeiros, para obter o título de EEESIP, tive oportunidade de estagiar em vários
contextos de saúde infantil e pediatria, contribuindo de forma significativa para o meu
desenvolvimento profissional e pessoal. O presente relatório apresenta a descrição e
reflexão do percurso formativo, analisando de forma crítica e construtiva as
experiências vividas e atividades desenvolvidas, baseadas no meu projeto de estágio
com o tema: Cuidar para a promoção da saúde: Intervenções de enfermagem na
maximização do potencial de crescimento e desenvolvimento infantil e juvenil.
A orientação conceptual que sustentou a experiência formativa foi o Modelo de
Promoção da Saúde de Nola Pender. No entanto, enquadro o meu percurso de igual
modo, na Teoria do Cuidar de Jean Watson, referindo-se à enfermagem como sendo
uma disciplina científica e prática, que une a ciência com o cuidar, que se baseia na
visão holística e humanista, dois pilares dos cuidados em enfermagem pediátricos.
Ao longo deste caminho surgiram imprevistos, experiências inesperadas,
crescimento profissional e de igual modo pessoal, levando à adaptação e
(re)construção de saberes.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Promoção da saúde Cuidar