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Authors
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Abstract(s)
No contexto da aviação militar onde a operação segura de aeronaves com o mínimo
de custos é, cada vez mais, a única forma viável de garantir o cumprimento da missão, a
manutenção condicionada, realizada quando há evidências de anomalias em detrimento de
um calendário pré-definido, assume uma posição destacada, por permitir a detecção
atempada de falhas, bem como a maximização do tempo de operação.
Sustentada no controlo de condição, a detecção das anomalias de um
equipamento/órgão realiza-se através da monitorização de parâmetros (vibrações, análises
de óleo, temperatura, etc) associáveis a sintomas, permitindo, deste modo, aferir o
respectivo estado de “saúde”.
Partindo dessa realidade, este trabalho de investigação pretende analisar os factores
determinantes para o controlo de condição em órgãos mecânicos de aeronaves na Força
Aérea Portuguesa (FAP). Essa análise realiza-se em várias vertentes, nomeadamente ao
nível da gestão da manutenção, respectiva organização, documentação, recursos humanos e
sistemas de informação. Outra vertente correspondeu aos objectivos a alcançar com os
sistemas de monitorização, e aspectos relacionados com a sua implementação e
exploração.
É analisado o panorama internacional em termos de transportadoras aéreas
comerciais, onde o controlo de condição é prática corrente, e na aviação militar, onde se
verifica um grande investimento em controlo de condição, especialmente em helicópteros
pela sua criticidade e devido, em grande parte, ao desenvolvimento tecnológico.
Decorrente da investigação fica reforçada a ideia da centralização da análise da
informação monitorizada como garantia de maior eficácia. Verifica-se que os factores
organizacionais e de fiabilidade dos sistemas de monitorização são tão ou mais importantes
para o sucesso da manutenção condicionada do que a configuração dos mesmos. Também
se comprova que os objectivos a atingir com o controlo de condição enquadram-se em
qualquer modalidade de gestão, incluindo na gestão de contratos de manutenção. Constatase
que a implementação de novos programas se aplica, essencialmente, a órgãos mecânicos
críticos, tendo como garantida a sua viabilidade técnica e financeira. Para sustentar esta
fundamentação, foram encontradas potenciais dificuldades.
A par destas constatações, são identificadas vulnerabilidades que, embora passíveis
de resolução, dificultam um controlo de condição efectivo. O controlo de condição é apontado como uma actividade que encerra um potencial
evolutivo, desde que enquadrada numa estratégia global de gestão da manutenção. Abstract: In a context where the military aviation safe operation of aircraft with minimal
costs is, increasingly, the only way to guarantee the accomplishment of the mission,
condition based maintenance held when there is evidence of deficiencies at the expense of
a pre-set timetable, takes a prominent position by enabling the timely detection of faults, as
well as maximizing the time of operation.
Backed in the condition monitoring, the detection of faults is held by monitoring
parameters (vibration, oil analysis, temperature, etc.) related to symptoms, thus allowing
the assessment of the state of "health".
Starting from this reality, this piece of research seeks to analyze the determinants
for the condition monitoring of mechanical components of aircraft in the Portuguese Air
Force (PRTAF).
This analysis was carried out through the definition of statements, related with the
maintenance management, organization, documentation, human resources and information
applications. On the other hand, the objectives to reach with condition monitoring systems,
and aspects related with its implementation and exploration where analyzed.
The international scenario was also analyzed in terms of civil and military aviation,
verifying the tendency of investment in condition monitoring especially in helicopters
given its criticality and, to a large extent, of technological development.
As a result of the research it was stated that for the analysis of the monitoring
information, centralization of this activity is more effective. It was verified that the
organizational and reliability factors of the monitoring systems are as important, if not
more, for the success of the condition based maintenance as its configuration. It is also
proved that the objectives to reach with the condition monitoring are fit in any type of
management, including the maintenance contract management.
Finally, the implementation viability of new monitoring systems applies essentially
to critical mechanical components, supported by a study to analyze whether it is
technically viable and economically justifiable. In this context some difficulties were found
to support that study.
There are also some organizational difficulties identified to perform an effective
condition monitoring, but with a resolution perspective. The condition monitoring is pointed out as an activity that contains potential
evolution, as long as it is part of a global strategy of maintenance management.
Description
Keywords
Aeronavegabilidade Controlo de Condição Condition monitoring Engine Condition Monitoring Gestão da Manutenção Health and Usage Monitoring System HUMS Implementação Manutenção Manutenção Condicionada Condition Based Maintenance