Repository logo
 
Publication

Psicomotricidade

dc.contributor.advisorMendes, Rui Manuel Sousa, 1965-
dc.contributor.authorSantos, Andreia Catarina Amaral
dc.date.accessioned2016-04-29T11:45:18Z
dc.date.available2016-04-29T11:45:18Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA infância é uma faixa etária que está sujeita a mudanças constantes, que estão inerentes ao desenvolvimento infantil. Estas mudanças abrangem diferentes áreas do desenvolvimento do sujeito. Nesta investigação, escolhemos estudar a área do desenvolvimento sócio-emocional e do autoconceito. Acreditando que na Educação Pré-escolar existe um período propício para intervenção nestas áreas, escolhemos aplicar sessões de Psicomotricidade em dois grupos, e analisar o seu efeito. Existem duas correntes principais de intervenção psicomotora: 1) Psicomotricidade Relacional (Grupo espontâneo, GE), focada no jogo espontâneo que as crianças desenvolvem), e 2) Psicomotricidade Funcional (Grupo dirigido, GD) baseando-se num tipo de jogo mais dirigido. Deste modo, a presente investigação tem, como objetivo verificar os efeitos da GD e GE no desenvolvimento sócio-emocional (ao nível das aptidões sociais e dos problemas de comportamento) e do autoconceito da criança. Participaram 46 crianças (4.1±0.8 anos de idade), 46 encarregados de educação (34.9±5.5 anos de idade) e 3 educadoras (54±2.9 anos de idade) organizadas em 3 grupos experimentais: GE, GD e grupo controlo (GC) que não sofreu intervenção. Os sujeitos foram avaliados previamente e após a fase de intervenção (24 aulas ao longo de 3 meses). Foram utilizados dois instrumentos: 1) Escala de Percepção do Autoconceito Infantil (PAI); 2) Preeschool and Kindergarden behavior scale- second edition (PKBS-2). Ao primeiro responderam as crianças e ao segundo os encarregados de educação (EE) e as educadoras (E). Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na Psicomotricidade Relacional, entre o pré e o pós-teste. Estas diferenças foram observadas ao nível da diminuição dos problemas de comportamento sinalizados pelas educadoras, e no aumento do autoconceito das criançaspt_PT
dc.identifier.tid201333538
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13394
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicomotricidadept_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Psicomotorpt_PT
dc.subjectCrianças Pequenaspt_PT
dc.titlePsicomotricidadept_PT
dc.title.alternativemétodo dirigido e método espontâneo na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Jogo e Motricidade na Infância

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANDREIA_SANTOS.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: