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Abstract(s)
O conto de histórias é uma atividade usual em educação pré-escolar. No entanto, é pouco comum a realização de atividades matemáticas relacionadas com estas. A presente investigação surge com o objetivo de promover atividades matemáticas em educação pré-escolar relacionadas com contos tradicionais. Para tal, foram escolhidos dois contos e realizadas atividades relacionadas com estes, com vista a desenvolver competências relativas à classificação, o número e espaço. Nesta comunicação iremo-nos apenas reportar às atividades relacionadas com o sentido do número, nomeadamente contagens, adição e subtração. O trabalho foi desenvolvido com um grupo com 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos . No entanto, por forma a tornar o estudo mais consistente, foi feito um acompanhamento mais direto a um grupo de 5 crianças com 5 e 6 anos, embora as atividades tenham sido realizadas com todo o grupo. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido elaborado um diário de bordo, grelhas de observação, fotografias, gravações de vídeo e entrevista.
Verificou-se que é possível a realização de atividades matemáticas através de contos tradicionais, tendo sido observado que as atividades permitiram desenvolver as contagens. Durante a realização das atividades as crianças, para além de manifestaram motivação e interesse, adquiriram o conceito de contagem. Relativamente à adição e subtração, apesar de existirem algumas dificuldades a este nível, as crianças conseguiram atingir o objetivo, que consistia em realizar adição e subtração de forma correta.
Description
Keywords
Educação pré-escolar Contos tradicionais Matemática
Citation
In: Jornadas Pedagógicas - Supervisão, liderança e cultura de escola. 21 e 22 Junho 2013. Odivelas: ISCE, 2013.