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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação pretende de forma geral comparar o comportamento de duas
instituições bancárias no âmbito da ética na gestão por objetivos, nomeadamente o Banco
Espírito Santo (actual Novo Banco) e o Crédito Agrícola.
O tema foi tratado no âmbito da gestão das organizações, enquadrando-o na crise que
afectou o sistema económico e financeiro mundial de 2007/9 com maior enfoque na crise
da banca em Portugal, tendo em consideração as possíveis razões que levaram a que o
BES falisse e o Crédito Agrícola perseverasse mesmo desenvolvendo actividades
similares.
Neste estudo procuramos dar maior relevância à ética da responsabilidade e à ética da
felicidade como forma de contribuir para que as empresas e organizações em geral sejam
sustentáveis a longo prazo. Além disso, apresentamos o sistema de Gestão por Objetivos
como meio para a motivação dos colaboradores no seu desempenho e como contribuição
para uma maior performance organizacional.
Uma das maiores conclusões do estudo foi o facto de que apesar do BES ser visto por
muitos como um fracasso em termos de gestão e comportamento ético e o Crédito
Agrícola como um caso de sucesso no exercício da sua actividade; dentre os clientes de
ambos os bancos inqueridos, os clientes do BES foram os que maior confiança
apresentaram na instituição.
Description
Keywords
Gestão por Objetivos Ética Banca Felicidade Confiança