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Os impactos socioculturais de um evento num destino turístico

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O turismo, onde se inclui o turismo de eventos, tem vindo a crescer drasticamente ao longo das últimas décadas, sendo atualmente um dos sectores com mais desenvolvimento e importância para muitos países. Os eventos, em particular, têm surgido cada vez mais e são já para muitas empresas e identidades uma ferramenta fulcral para o seu desenvolvimento e estratégia, uma vez que estes têm a capacidade de transmitir mensagem aos seus participantes bem como a de criar uma imagem favorável ao promotor do mesmo. Para além disso, o seu impacto a nível social, económico, político, entre outros, é inevitável e impressionante. Com a seguinte investigação temos como principal objetivo explorar os impactos socioculturais da realização de um evento num destino turístico. Por esse motivo, a temática desta investigação são os eventos turísticos tendo como campo de investigação Cascais, e concretamente o evento LUMINA que decorre neste mesmo local anualmente. Para atingir o objetivo central, recorremos à metodologia baseada nos inquéritos por questionário dirigindo-os aos comerciantes e moradores cascalenses conseguindo uma amostra de 131 inquiridos. O resultado do estudo permitiu-nos perceber quais os impactos socioculturais provenientes do LUMINA em Cascais, em particular que este evento aumenta o orgulho-próprio por parte da comunidade local e permite criar uma interação cultural entre os seus participantes e esta. Para além disso, o LUMINA permite que haja maior valorização e preservação do património histórico de Cascais.
Tourism, which includes event tourism, has been growing dramatically over the last decades and is currently one of the most developed and important sectors for many countries. The events have been gradually growing and are already for many companies and identities a key tool for their development and strategy, since it has the ability to convey messages to its participants as well as to create a favorable image for the promoter of the event. In addition, its social, economic and political impacts, among others, are inevitable and impressive. With the following investigation, we have as main objective to explore the socio-cultural impacts of the realization of an event in a tourist destination. For this reason, the theme of this research is the tourist events, having as research field Cascais, and concretely the LUMINA event, that takes place in Cascais. To reach the central objective, we used the methodology based on the questionnaire surveys, targeting the merchants and residents of Cascais, obtaining a sample of 131 respondents. The result of the study allowed us to understand the socio-cultural impacts of LUMINA in Cascais especially that this event increases self-esteem on the part of the local community and allows to create a cultural interaction between its participants and local community. In addition, the LUMINA allows a greater appreciation and preservation of the historical heritage of Cascais.

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Eventos Destino turístico Turismo Cascais Lumina Events Tourism Tourist destination

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