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O significativo constrangimento nas Forças Armadas Portuguesas tem obrigado as chefias a refletir acerca da gestão rigorosa dos seus recursos
(humanos/materiais/financeiros). Uma realidade naturalmente refletida na Força Aérea (FA) e na sua Academia (AFA), que tem registado uma significativa taxa de atrição/desistência no Estágio de Seleção de Voo (ESV) dos candidatos a Piloto Aviador (PILAV).
Este estudo analisa a relação entre experiência e atrição no ESV, percebendo-se
“experiência” como experiência vivida dos candidatos durante o ESV e experiência de instrução do piloto instrutor (PI), habilitado com curso e/ou prática acumulada de instrução. Metodologicamente, seguiu um raciocínio indutivo, assente numa investigação quantitativa com reforço qualitativo e num desenho de estudo de caso.
Dos resultados obtidos, concluiu-se que: formação em instrução (curso de PI, e praxis complementar/efetiva/acumulada de instrução) associa-se positivamente a uma maior taxa de aptidão (e menor taxa de atrição); parca pedagogia de alguns PI, entre outros fatores, relaciona-se com a desistência; das esquadras de voo da FA, a 802 – que ministra o ESV e a instrução elementar aos alunos PILAV da AFA – é precisamente a única que não tem tipificado/operacionalizado um processo de formação dos PI. Por último, propõe-se um modelo de qualificação de PI para esta Esquadra.
Abstract: Heavy constraint in Portuguese Armed Forces has led their leaders into deep planning on their own resource management (human/material/financial). This reality is naturally reflected in the Air Force and its Academy (AFA), which has registered a significant attrition/withdrawal rate in the Flight Selection Stage (FSS) of Pilot Course Candidates.
This study analyzes experience and attrition in the FSS. In this case, "experience" is precepted in two meanings: the experience of the candidates during the FSS and the instructor pilot (IP) instruction experience, this one enabled with a course and/or accumulated practice of instruction.
Methodologically, it followed an inductive reasoning, based on qualitative research with quantitative reinforcement and a case study design.
From the obtained results, it was concluded that: training in instruction (IP course, and complementary/effective/accumulated instruction) is positively associated with a higher aptitude rate (and lower attrition rate); low pedagogy of IP, and other factors, is related to candidates dropping out; the AF's Flight Squadrons, 802 - which manages the FSS and elementary instruction to AFA's students - is precisely the only one that has not typified/operationalized an IP formation process. Finally, a model of IP qualification for this fleet is proposed.
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Estágio de Seleção de Voo Piloto Instrutor Candidato a Piloto Aviador Atrição Formação Desistência Pilot Training Instructor Candidate Attrition Formation Process Withdrawal