Repository logo
 
Publication

A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária

dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.advisorPereira, José Miguel Sacramento, 1968
dc.contributor.authorMartins, Inês Bárbara
dc.date.accessioned2017-06-16T11:19:39Z
dc.date.available2017-06-16T11:19:39Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.pt_PT
dc.identifier.tid201705664pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18546
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Literáriapt_PT
dc.subjectObras e Textos Literáriospt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectTrabalho de Grupopt_PT
dc.subjectEnvolvimento Parentalpt_PT
dc.titleA seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INES_MARTINS.pdf
Size:
2.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: