Publication
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
dc.contributor.advisor | Custódio, Pedro Balaus, 1964- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968 | |
dc.contributor.author | Martins, Inês Bárbara | |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T11:19:39Z | |
dc.date.available | 2017-06-16T11:19:39Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201705664 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18546 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Literária | pt_PT |
dc.subject | Obras e Textos Literários | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de Grupo | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Parental | pt_PT |
dc.title | A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |