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A adaptação da criança à situação de doença e hospitalização
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria Filomena | |
dc.contributor.author | Mendonça, Maria José Cruz | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:39Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:39Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | A doença e hospitalização são experiências que exigem uma profunda adaptação da criança às diversas mudanças que ocorrem no seu quotidiano, impedindo-a de frequentar ambientes que favorecem o seu desenvolvimento saudável. O brincar usado de modo intencional e sistemático pode promover a adaptação e aprendizagem da criança numa experiência positiva de hospitalização (Pereira et al, 2010). O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ) pelos conhecimentos que detém deve desenvolver um papel preponderante na prestação de cuidados especializados à criança através da utilização do brincar como uma forma de distração, recreação ou como um instrumento terapêutico de enfermagem. A utilização do brincar nos cuidados de saúde permite - diversão e relaxamento; a criança a sente-se mais segura no ambiente hospitalar; minimiza a ansiedade da separação em relação aos pais ou outro significativo; alivia tensões e sentimentos como a tristeza; estimula a interação, a comunicação e o desenvolvimento de atitudes positivas; atua como meio de atingir metas terapêuticas; a criança aceita mais facilmente os cuidados de enfermagem; coloca-a em posição ativa, oferecendo-lhe a possibilidade de fazer escolhas e de sentir no comando; e proporcionar o desenvolvimento infantil (Algren, 2006). O presente Relatório de Estágio apresenta-se como uma reflexão das atividades desenvolvidas, face à bibliografia cientifica existente sobre a utilização do brincar nos cuidados de saúde, tendo em atenção o papel do EEESCJ, como principal promotor da sua utilização. Contudo, o objetivo transversal a este percurso de estágio foi o desenvolvimento de competências como EEESCJ. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201166143 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16414 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | |
dc.subject | Adaptação | |
dc.subject | Criança hospitalizada | |
dc.subject | Brincar terapêutico | |
dc.subject | Enfermeiro especialista | |
dc.title | A adaptação da criança à situação de doença e hospitalização | |
dc.title | o brincar como instrumento terapêutico de enfermagem | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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