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Abstract(s)
A obesidade infantil emerge como um desafio de saúde pública, pela sua
prevalência a atingir níveis alarmantes à escala global (WHO, 2016). A alimentação
é um elemento-chave na abordagem da obesidade infantil (Carvalho et al., 2010)
e a Escola um local estratégico para a promoção de educação alimentar desde a
idade precoce, capacitando as crianças para o exercício de escolhas alimentares
saudáveis (DGS, 2015a).
O projeto “Saber Comer para Saudável Crescer” incide na prevenção da
obesidade infantil, promovendo uma alimentação saudável, em crianças do 1º
Ciclo do Ensino Básico, englobando toda a comunidade educativa. Numa parceria
intercomunitária entre a UCC Nostra Pontinha e o Agrupamento de Escolas a
Sudoeste de Odivelas (AESO), objetivou-se contribuir para melhorar a literacia em
saúde sobre hábitos alimentares saudáveis, no ano letivo 2020/2021.
Através da Metodologia do Planeamento em Saúde, articulada com o Modelo
de Promoção da Saúde, foi possível traçar o perfil de saúde das crianças do 1º
Ciclo do Ensino Básico do AESO (401 crianças), relativamente ao seu estado
nutricional. 34% das crianças revelou excesso de peso ou obesidade infantil.
Identificaram-se os diagnósticos de enfermagem (Risco de desenvolvimento
infantil comprometido e Excesso de peso atual), e delinearam-se estratégias
interventivas direcionadas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Os
resultados sugeriram assimilação de conhecimentos, sobre a temática da
alimentação saudável, pelas crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. As parcerias
intercomunitárias, mostraram-se uma estratégia crucial na consecução de
projetos de saúde, contribuindo para o empoderamento da comunidade.
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Keywords
Enfermagem em saúde comunitária Obesidade pediátrica Criança Serviços de saúde escolar Dieta saudável Escolaridade obrigatória
