Publication
Valorização da expressão dramática na prática pedagógica dos educadores de infância
dc.contributor.advisor | Almeida, Ana Patrícia | |
dc.contributor.advisor | Rebelo, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Rita Esteves | |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T12:32:21Z | |
dc.date.available | 2018-03-06T12:32:21Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A educação artística é fundamental para o crescimento intelectual, social e emocional das crianças/jovens. Assim, e no que diz respeito à expressão dramática esta proporciona à criança a oportunidade para alargar as suas experiências de vida e enriquecer as suas capacidades de decisão e de escolha e ainda ajuda na reflexão sobre os valores e atitudes. Assim sendo, o presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da expressão dramática na prática pedagógica dos educadores de infância. Mais concretamente, procurou-se compreender a importância curricular atribuída a este domínio. Para dar resposta a esta problemática seguiu-se a metodologia quantitativa, que teve com base um estudo empírico de carácter descritivo simples, deste modo, o instrumento utilizado foi o inquérito por questionário. Esta investigação teve como amostra 91 educadores de infância com idades compreendidas entre os 25 e os 46 anos, onde os dados foram recolhidos para uma posterior análise e respetivas conclusões. Atendendo todos os objetivos do nosso estudo, verificámos que os educadores de infância valorizam conceptualmente a Expressão Dramática, embora não lhe reconheçam o valor curricular de outras áreas de conteúdo, assumem uma abordagem organizada, apesar de evidenciarem pouca motivação em abordar e, assim de, lecionar este domínio. Facto que advém da falta de interesse na realização de ações de formação na área. | pt_PT |
dc.description.abstract | Arts’education is essential to intellectual, social and emotional growth of children/young people. Thus, concerning to dramatic expression that gives children the opportunity to extend their life experience and enrich their abilities of decision and choice and also help to reflect on the values and attitudes. Therefore, the present study is born in order to understand and analyze the enhancement of dramatic expression in pedagogical practice of childhood educators. More specifically it sought to understand the curriculum importance assigned to this domain. To answer this issue, the quantitative methodology was followed, which was based on an empirical study of simple descriptiveness, thus the tool used was a questionnaire survey. This research had as sample 91 childhood educators aged between 25 and 46, where data were collected for further analysis and respective conclusions. Taking into account all the goals of our study, we found that the kindergarten educators conceptually do value the Dramatic Expression, although they do not recognize the curricular value of other areas of content, they take an organized approach, although they show little motivation to approach and thus, to teach in this domain. This is due to a lack of interest in training activities in the area. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201871521 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21864 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pela Arte | pt_PT |
dc.subject | Expressão Dramática | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Valorização | pt_PT |
dc.subject | Educadores de infância | pt_PT |
dc.subject | Education Through Art | pt_PT |
dc.subject | Dramatic Expression | pt_PT |
dc.subject | Pre-school Education | pt_PT |
dc.subject | Appreciation | pt_PT |
dc.subject | Childhood Educators | pt_PT |
dc.title | Valorização da expressão dramática na prática pedagógica dos educadores de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |