Repository logo
 
Publication

Caminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930

dc.contributor.authorSilveira, Luís Espinha da
dc.contributor.authorAlves, Daniel
dc.contributor.authorLima, Nuno Miguel
dc.contributor.authorAlcântara, Ana
dc.contributor.authorPuig-Farré, Josep
dc.date.accessioned2021-10-26T08:53:52Z
dc.date.available2021-10-26T08:53:52Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA historiografia sobre os caminhos de ferro em Portugal tem analisado o seu impacto no país como um todo, dando pouca atenção à sua influência na dinâmica populacional. Este artigo defende que os caminhos de ferro estimularam o crescimento da população nas áreas servidas por esta infraestrutura, contribuíram para o desenvolvimento urbano e incentivaram as migrações internas. Porém, os seus efeitos foram desiguais, pois a ferrovia beneficiou as zonas já prósperas (Norte Atlântico), tendo uma influência negativa em regiões com maiores debilidades estruturais (Norte Interior). Além disso, não foi capaz de atrair uma significativa população migrante.pt_PT
dc.description.abstractL’historiographie a analysé l’impact des chemins de fer portugais sur l’ensemble du pays mais elle a prêté peu d’attention à leur influence sur les dynamiques démographiques. Cet article soutient que les chemins de fer ont stimulé la croissance de la population dans les zones desservies par cette infrastructure, contribuant au développement urbain et encourageant les migrations internes. Les effets n’étaient cependant pas les mêmes: les chemins de fer ont été bénéfiques aux régions déjà prospères (Nord Atlantique) mais ont eu une influence négative pour les régions ayant de grandes faiblesses structurelles (Nord Intérieur). Par ailleurs, ils n’ont pas attiré de manière significative de population migrante.pt_PT
dc.description.abstractHistoriography on railways in Portugal has mainly analysed their impact on the country as a whole and has paid little attention to their influence on population dynamics. This article argues that railways stimulated population growth in the areas served by this infrastructure that they contributed to urban development and encouraged internal migration. Their effects, however, were not the same in all parts of the country: railways benefited the already prosperous regions (Atlantic North) and had a negative influence in areas with greater structural weaknesses (Inland North). Beyond that it was unable to attract a significant migrant population.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilveira, L. N. E., Alves, D. R., Lima, N. M., Alcântara, A. & Puig, J. (2011). Caminhos-de-ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930. Ler História, 61, 7-39pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97134-5-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37799
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCaminhos de ferropt_PT
dc.subjectPopulaçãopt_PT
dc.subjectDesigualdades territoriaispt_PT
dc.subjectSIGpt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectChemin de ferpt_PT
dc.subjectPopulationpt_PT
dc.subjectInégalités territorialespt_PT
dc.subjectHistoirept_PT
dc.subjectRailwayspt_PT
dc.subjectTerritorial inequalitypt_PT
dc.subjectHistorypt_PT
dc.titleCaminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
person.familyNameAlcântara
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id621E-AA48-666E
person.identifier.orcid0000-0003-2921-3344
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7468e159-8abc-4ecc-bb0b-1dc6c19388aa
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7468e159-8abc-4ecc-bb0b-1dc6c19388aa

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Caminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format