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Intervenção telefónica estruturada ao doente idoso com insuficiência cardíaca, após alta hospitalar

dc.contributor.advisorGomes, Idalina Delfina
dc.contributor.authorAlmeida, Isabel
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:02Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:02Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionMestrado, Enfermagem Médico-Cirurgica - Pessoa Idosa, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractA insuficiência cardíaca (IC) é uma patologia crescente na sociedade atual, responsável por elevados encargos em saúde, pelos internamentos recorrentes que culminam num declínio funcional progressivo, onde se constatou a existência de uma taxa elevada de reinternamentos, nos doentes acompanhados em regime de hospital de dia de insuficientes cardíacos (HDIC) e visita domiciliária (VD). Este trabalho teve como objectivo o desenvolvimento de competências como enfermeira especialista, nos cuidados aos doentes idosos nomeadamente, na capacitação da pessoa idosa com IC e família, através de uma intervenção em parceria que promova o cuidado de SI, tendo como estratégia a implementação da intervenção telefónica estruturada (ITE) em contexto de HDIC. A metodologia utilizada foi a de projeto, cujo percurso visa a resolução de problemas. Para o diagnóstico, monitorização e avaliação foram utilizados: registo de observação, ITE, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi efetuada pela análise de conteúdo e estatística descritiva, tendo decorrido entre Outubro de 2011 e Fevereiro de 2012. Os participantes foram, dez doentes idosos acompanhados em HDIC e VD, com internamento por descompensação da sua IC, tendo apenas finalizado o percurso oito doentes. Após implementação da abordagem telefónica assente no modelo de parceria de Gomes (2009), os resultados mostram que os enfermeiros passaram a incluir os doentes nos seus cuidados, capacitando-os para tomar decisões. Estes demonstraram reconhecer mais precocemente os sinais de descompensação e possuir conhecimentos para atuar face aos mesmos, procurando apoio na equipa profissional de saúde. Na fase de diagnóstico de 75 reinternamentos,25% ocorreram no primeiro mês e até ao terceiro mês contabilizam-se 37%. Após a intervenção decresceu para 10% no primeiro mês e 20% até ao terceiro mês após a alta hospitalar. Conclui-se que a intervenção telefónica, com base em estratégias específicas e no modelo de parceria pode contribuir para reduzir o número de reinternamentos ao possibilitar o estabelecimento de compromissos que promovem a capacitação do doente e fomentam neste o assegurar o cuidado de si, na gestão da doença crónica.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15986
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectEnfermagem geriátrica
dc.subjectPessoa idosa
dc.subjectIntervenções de enfermagem
dc.subjectInsuficiência cardiaca
dc.subjectPromoção da saúde
dc.titleIntervenção telefónica estruturada ao doente idoso com insuficiência cardíaca, após alta hospitalar
dc.titlea parceria como intervenção de enfermagem para a promoção do cuidado de si
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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