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Modelos de competĂȘncia cultural
dc.contributor.author | Moita, Maria Augusta Grou | |
dc.contributor.author | Silva, Alcione Leite da | |
dc.date.accessioned | 2018-08-21T09:14:18Z | |
dc.date.available | 2018-08-21T09:14:18Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description.abstract | Os modelos de competĂȘncia cultural guiam a ação de enfermeiro/a/s para uma prĂĄtica de cuidado culturalmente competente, a qual se revela essencial no mundo multicultural em que vivemos. Considerando que um cuidado de enfermagem culturalmente relevante Ă© um cuidado sensĂvel, centrado na pessoa e que reflete a compreensĂŁo pela sua identidade cultural, as autoras procuraram conhecer o que tem sido publicado neste Ăąmbito. A anĂĄlise crĂtica que se apresenta parte dos conceitos de cultura e de competĂȘncia cultural, assim como da sua relação com os desenhos conceptuais desenvolvidos pelos modelos de competĂȘncia cultural. A literatura aponta a coexistĂȘncia das perspetivas essencialista e construtivista do conceito de cultura, as quais, sendo antagĂłnicas, determinam diferenças substanciais na construção dos modelos de competĂȘncia cultural. As diferenças encontradas refletem-se tambĂ©m na definição de competĂȘncia cultural em que se ancoram, dando origem Ă categorização em modelos teĂłricos e modelos metodolĂłgicos. As limitaçÔes observadas nos modelos de competĂȘncia cultural relacionam-se principalmente com a visĂŁo essencialista da cultura em que se fundamentam e que pode reforçar uma posição etnocĂȘntrica do cuidado. Em decorrĂȘncia de serem muito abstratos, poucos modelos tĂȘm sido empiricamente testados. Outra limitação refere-se ao facto dos modelos avaliarem apenas a competĂȘncia cultural dos profissionais de saĂșde, desconsiderando os clientes e a saĂșde. A conceção essencialista da cultura emerge tambĂ©m nas estratĂ©gias de ensino-aprendizagem mais utilizadas. A imersĂŁo cultural Ă© apontada como estratĂ©gia central para o sucesso do treino da competĂȘncia cultural, observada como um processo contĂnuo, dinĂąmico e em permanente evolução. O desenvolvimento da competĂȘncia cultural Ă© determinante para a prestação de um cuidado de enfermagem culturalmente relevante, o qual contribui para a redução das iniquidades na saĂșde nos contextos de diversidade cultural. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23731 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Modelos de competĂȘncia cultural | pt_PT |
dc.subject | Cultura | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncia cultural | pt_PT |
dc.title | Modelos de competĂȘncia cultural | pt_PT |
dc.title.alternative | uma anĂĄlise crĂtica | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 88 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 72 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pensar Enfermagem | pt_PT |
oaire.citation.volume | 20 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |