Repository logo
 
Publication

Comprometimento organizacional: o caso dos docentes de uma instituição de ensino superior

dc.contributor.authorCordeiro, João Pedro Pina
dc.date.accessioned2014-02-17T10:21:53Z
dc.date.available2014-02-17T10:21:53Z
dc.date.issued2014-02-06
dc.descriptionComunicação apresentada em XXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, dias 6 a 8 de fevereiro de 2014 no Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.description.abstractEsta comunicação pretende analisar e refletir sobre o comprometimento organizacional. O objetivo geral do estudo é analisar o comprometimento organizacional dos docentes do ensino superior, discutindo e analisando em que medida o comprometimento organizacional destes profissionais se relaciona com as variáveis sociodemográficas, e, consequentemente, verificar se estas variáveis são ou não explicativas do comprometimento organizacional. O objeto central do estudo é uma instituição de ensino superior, nomeadamente o seu corpo docente. Analisar de que forma se encontram “comprometidos” com a instituição, em tempos de crise, são questões que se colocam na atualidade. Como técnica de recolha de dados foi utilizado o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 profissionais. Os resultados indicam que a diferente conjugação das varíaveis sociodemográficas está na base de modelos diferentes de comprometimento organizacional destes profissionais (normativo, afetivo e instrumental). Conclui-se, assim, que os docentes possuem diferentes níveis de comprometimento organizacional, os quais são ancorados pelas características pessoais e profissionais.por
dc.description.abstractThis communication aims to analyze and reflect on the organizational commitment . The main objective of the study is to analyze the organizational commitment of teachers in higher education , discussing and analyzing the relations between organizational commitment and some sociodemographic variables, and thus verify if these variables are, or are not, explanatory of commitment organizational. The object is an institution of higher education, namely its faculty. Examine how they are " committed" to the institution, in times of crisis, are issues facing today. The research method used was the survey. The sample is constituted by 46 professional. Results suggest that the different combination of sociodemographic variables is the basis of different models of organizational commitment tof hese professionals (normative, affective and instrumental ). We conclude, therefore, that teachers have different levels of organizational commitment , which are anchored by different sociodemographic and professionals characteristics.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5711
dc.language.isoporpor
dc.subjectComprometimento organizacionalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectOrganizational commitmenten
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectTeachersen
dc.titleComprometimento organizacional: o caso dos docentes de uma instituição de ensino superiorpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapor
oaire.citation.titleXXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científicapor
person.familyNameCordeiro
person.givenNameJoão Pedro
person.identifier.ciencia-id1619-4140-951C
person.identifier.orcid0000-0002-0831-7892
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication1f98c4e5-2de0-4da1-a203-18149ae4a506
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1f98c4e5-2de0-4da1-a203-18149ae4a506

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Comunicação XXIV Jornadas Luso Espanholas_2014.pdf
Size:
225.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: