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Avaliação da dor em idade pediátrica: Projeto de desenvolvimento de Competências Clínicas Especializadas na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
datacite.subject.fos | Ciências de Enfermagem | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Reisinho, Maria da Conceição | |
dc.contributor.author | Vieira, Carla Patrícia de Pinho | |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T10:36:07Z | |
dc.date.available | 2024-10-08T10:36:07Z | |
dc.date.issued | 2024-07 | |
dc.description.abstract | Do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e da Unidade Curricular “Estágio de Natureza Profissional” surge o relatório que pretende espelhar o trajeto efetuado para a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas, inerentes à referida especialidade e atribuição do título de mestre. Neste percurso teve-se como área de aprofundamento a avaliação da dor em idade pediátrica, sustentada na consciencialização que controlo da dor é uma prioridade na prestação de cuidados de enfermagem, indispensável na humanização dos serviços de saúde. É considerada pelas entidades acreditadoras, como padrão de qualidade e, o sucesso desse controlo depende da sua avaliação e reavaliação sistemática. A metodologia utilizada foi descritiva, analítica e reflexiva, de forma a sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, aliados a uma pesquisa bibliográfica e ao enquadramento legal da profissão. Os estágios de natureza profissional foram realizados nas Unidades de saúde: hospitalares e cuidados primários, apresenta-se a sua descrição, considerando estrutura física, recursos humanos, metodologia de trabalho e projetos de melhoria de cuidados. Pela transversalidade das temáticas, na área da saúde infantil e pediátrica destacam-se, as teorias de desenvolvimento infantil propostas por alguns autores; o Modelo de Parceria de Cuidados pela promoção do envolvimento ativo dos pais e da criança/jovem, em função dos conhecimentos e das capacidades, envolvendo-os como elementos ativos na tomada de decisão sobre a saúde/doença; a teoria da Transição de Meleis, com enfoque, na tipologia desenvolvimental e saúde-doença, nos fatores condicionadores e nos indicadores de resultado. Durante os estágios implementaram-se terapêuticas de enfermagem promotoras da consciencialização, envolvimento, desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades de crianças/jovens e pais, considerando as etapas de planeamento, implementação e avaliação das mesmas. Utilizou-se a plataforma educacional E4nursing alinhada com a Ontologia de Enfermagem, para apresentação dos quatro casos clínicos que representam a conceção de cuidados realizada em contextos clínicos. Para demonstrar a aquisição das competências comuns e específicas procedeu-se à análise crítico-reflexiva dos contributos advindos da prática clínica que permitiram o seu desenvolvimento considerando o enquadramento legal: domínios, unidades de competências e critérios de avaliação correspondentes. Todo o percurso formativo, permitiu a consciencialização que ser Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica constitui envolvimento contínuo e ativo na melhoria da segurança e qualidade dos cuidados à criança e jovem. | pt_PT |
dc.description.abstract | From the Master's Degree in Child and Paediatric Health Nursing and the ‘Professional Internship’ Curricular Unit comes this report, which aims to reflect the path taken to acquire and develop the common and specific competences inherent to this speciality and the award of the master's degree. This course focused on the assessment of paediatric pain, based on the awareness that pain control is a priority in the provision of nursing care, essential for the humanisation of health services. It is considered by accrediting bodies to be a quality standard and the success of this control depends on its systematic assessment and reassessment. The methodology used was descriptive, analytical and reflexive, in order to systematise the knowledge acquired throughout the academic journey, combined with bibliographical research and the legal framework of the profession. The professional internships were carried out in health units: hospital and primary care, and their description is presented, taking into account physical structure, human resources, work methodology and projects to improve care. Due to the cross-cutting nature of the themes in the area of child and paediatric health, the following stand out: the theories of child development proposed by some authors; the Care Partnership Model for promoting the active involvement of parents and children/young people, depending on their knowledge and abilities, involving them as active elements in decision-making about health/illness; Meleis' Transition theory, focusing on developmental and health-disease typology, conditioning factors and outcome indicators. During the internships, nursing therapies were implemented to promote awareness, involvement and the development of knowledge and skills in children/young people and parents, taking into account the stages of planning, implementing and evaluating them. The E4nursing educational platform, aligned with the Nursing Ontology, was used to present the four clinical cases that represent the design of care carried out in clinical contexts. In order to demonstrate the acquisition of common and specific competences, a critical-reflexive analysis was made of the contributions from clinical practice that enabled them to be developed, taking into account the legal framework: domains, units of competence and corresponding assessment criteria. The entire training process has made it possible to realise that being a Specialist Nurse in Child and Paediatric Health Nursing is a continuous and active involvement in improving the safety and quality of care for children and young people. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203691504 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52452 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Avaliação da dor | pt_PT |
dc.subject | Prática clínica | pt_PT |
dc.subject | Competências especializadas | pt_PT |
dc.subject | Conceção de cuidados | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.title | Avaliação da dor em idade pediátrica: Projeto de desenvolvimento de Competências Clínicas Especializadas na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica | pt_PT |
dc.title.alternative | Pain assessment in pediatric age: Specialized clinical skills development project in Pediatric and Child Health Nursing | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica | pt_PT |