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Authors
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Abstract(s)
Dada a conjuntura atual da FAP (Força Aérea Portuguesa) no que diz respeito a
recursos, nomeadamente humanos, torna-se cada vez mais habitual a necessidade de
prolongar tempos de serviço para além das horas normais de serviço, resultando uma maior
preocupação relativamente a reações de fadiga. Apesar dos tempos de descanso e de trabalho
estarem definidos para tripulantes, a fadiga é um fator silencioso no que diz respeito à
segurança de voo. Para além dos tripulantes, numa Esquadra de Voo também os elementos
de manutenção estão sujeitos a longos períodos de trabalho ininterrupto que pode pôr em
causa a sua performance, não existindo neste último caso qualquer regulamentação para
tempos máximos de serviço.
Este estudo investiga as condições de fadiga a que tripulantes e elementos de
manutenção da FAP estão sujeitos na atualidade, com base em análise documental,
entrevistas feitas a militares experientes que desempenham estas funções, bem como a um
profissional especializado do setor de saúde da FAP.
Recorrendo a uma metodologia de raciocínio indutivo, assente numa investigação
qualitativa e no desenho de pesquisa de estudo de caso, concluiu-se que o fator fadiga afeta
efetivamente quer as tripulações de voo como os elementos de manutenção. A gestão de
fadiga nos tripulantes pode ser melhorada em algumas situações específicas, e a gestão de
fadiga nos elementos de manutenção não existe de forma regulamentada na FAP, trazendo
algumas preocupações no que concerne à prevenção de acidentes. Abstract: Considering the current PoAF (Portuguese Air Force) conjecture regarding
resources, particularly human, the need to increase normal duty day is becoming more
common, resulting in a major concern about fatigue associated reactions. Although there is
regulation about the need for rest and duty limits for aircrew, fatigue is a silent factor
regarding flight safety. Besides aircrew members on a Flight Squadron, there is
maintenance personnel who is also exposed to long periods of uninterrupted work which can
affect performance. For these, there is no regulation for hours of service limits.
This study reflects on how aircrew members and maintenance personnel are affected
today, regarding document analysis and interviews performed to experienced and
specialized military, including on health sector.
Based on an inductive reasoning methodology, with a qualitative research strategy
and a case study research design, a conclusion was made reporting that fatigue effectively
has an impact on aircrews and maintenance personnel, increasing the risk on flight safety.
Fatigue management on aircrew can be upgraded on specific issues, and there is no
written regulation in PoAF regarding fatigue management for maintenance personnel rising
concerns about aviation safety.
Description
Keywords
Fadiga Crew rest Crew duty day Tripulação Força Aérea Equipas de manutenção Segurança de voo Fatigue Crew rest Crew duty day Crew Air Force Maintenance teams Flight safety
