Repository logo
 
Publication

Da literacia emergente à emergência da escrita no jardim de infância

dc.contributor.authorLourenço, Sandra Isabel Milhinhos
dc.date.accessioned2014-07-11T16:29:21Z
dc.date.available2014-07-11T16:29:21Z
dc.date.issued2014-01
dc.description.abstractO presente relatório enquadra-se no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e mais concretamente na unidade curricular da Prática e Intervenção Supervisionada, que se realizou numa instituição pública de educação pré-escolar, e que tem como tema Da Literacia emergente à emergência da escrita no jardim de infância. Ao longo da nossa prática pedagógica, tivemos sempre em conta as diferentes áreas de conteúdo e os vários domínios contemplados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e a sua articulação. Contudo, a ação retratada no presente relatório incide mais especificamente sobre o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Tendo como base a pedagogia participativa da infância, tentámos desenvolver experiências de aprendizagem estimulantes e significativas em que a criança foi vista como um ser ativo e participativo nas suas aprendizagens dando grande relevância às conceções precoces de cada criança relativamente à linguagem escrita, envolvendo-as em ambientes promotores de literacia emergente. Recorremos, para esta investigação, à metodologia de investigação-ação, desenvolvendo uma atitude de pesquisa, experimentação/ação, análise e reflexão, imprescindível para o aperfeiçoamento da nossa prática educativa e pedagógica.por
dc.description.abstractThis report fits within the master's degree in Preschool Education and more specifically on the curricular unit of Practice and Supervised Intervention that took place in a public institution of pre-school education. The theme of this report is From the emergent literacy to the emergence of writing in kindergarten. Throughout our pedagogical practice, we always take into account the different content areas and domains covered in the Curricular Guidelines for pre-school education, and their articulation. However, the action depicted in this report focuses more specifically on the field of the oral language and approaching to writing. Based on the participatory pedagogy of childhood, we tried to develop stimulating and meaningful learning experiences in which the child was seen as being active and participatory in their learning by giving great importance to early concessions of each child in relation to written language, involving them in emergent literacy promoters environments. To this research, we followed the research-action methodology, developing an attitude of search, analysis and reflection, indispensable for the improvement of our educational and pedagogical practice.por
dc.identifier.tid201201860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6555
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educaçãopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectPreschool Educationpor
dc.subjectlinguagem escritapor
dc.subjectwritten languagepor
dc.subjectconceções precocespor
dc.subjectearly conceptionspor
dc.subjectliteracia emergentepor
dc.subjectemerging literacypor
dc.titleDa literacia emergente à emergência da escrita no jardim de infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sandra Isabel Milhinhos Lourenço.pdf
Size:
2.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: