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Memória fonológica em músicos
| dc.contributor.author | Margarido, Vânia | |
| dc.contributor.author | Serrano, Margarida Maria Fernandes, 1964- | |
| dc.date.accessioned | 2020-02-28T18:19:39Z | |
| dc.date.available | 2020-02-28T18:19:39Z | |
| dc.date.issued | 2019-05 | |
| dc.description.abstract | Introdução: O cérebro humano é programado para distinguir música de ruído e para responder ao ritmo e repetição, dos tons e melodias. O nervo auditivo transmite os sinais elétricos gerados pelo estímulo musical para o córtex auditivo no lobo temporal. Estudos em que se utilizam a ressonância magnética e a tomografia por emissão de positrões comprovam a existência de redes nervosas específicas para a descodificação e interpretação das diferentes propriedades de música. O treino musical produz mudanças benéficas e duradouras na anatomia e na funcionalidade do córtex auditivo, favorecendo o desenvolvimento das capacidades auditivas. A memória é o processo cognitivo que consiste no armazenamento e na retenção da informação. A memória fonológica refere-se à manutenção e manipulação temporária da informação verbal. Objetivo: Verificar se a memória fonológica está relacionada com a prática musical. Metodologia: Foram avaliados dois grupos, vinte e seis indivíduos músicos (média de 40 anos de treino musical formal) e vinte e cinco indivíduos sem qualquer treino musical formal, controlando-se a idade, o sexo e as habilitações académicas. Avaliou-se a percepção da fala através dos testes de repetição de palavras dissilábicas (25) e de repetição de pseudopalavras dissilábicas (15). A memória fonológica foi avaliada através do span de pseudopalavras, no silêncio e no ruído. Todos os testes foram apresentados a 50 dB. Resultados: Não se encontraram diferenças entre os grupos tanto na repetição de palavras como na repetição de pseudopalavras. No entanto, verificaram-se diferenças entre os grupos (p<0,10) no teste de memória fonológica tanto no silêncio como no ruído. Conclusão: Os indivíduos músicos apresentam uma melhor capacidade de memória fonológica face aos indivíduos não músicos, o que indica que o treino musical favorece a memória fonológica. Memória fonológica que é essencial no desenvolvimento da literacia ao longo da vida e em especial na aprendizagem da leitura e da escrita. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2184-4860 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31543 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Memória fonológica | pt_PT |
| dc.subject | Treino musical | pt_PT |
| dc.subject | Pseudopalavras | pt_PT |
| dc.subject | Músicos | pt_PT |
| dc.title | Memória fonológica em músicos | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 31 | pt_PT |
| oaire.citation.title | RevSALUS | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
