Repository logo
 
Publication

Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro

dc.contributor.authorPeixoto, Tiago
dc.contributor.authorPeixoto, Nuno
dc.contributor.authorPinto, Cândida
dc.contributor.authorSantos, Célia
dc.date.accessioned2021-09-27T15:37:29Z
dc.date.available2021-09-27T15:37:29Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEnquadramento: Em todo o mundo assiste-se a um menor investimento na fase de sobrevivência ao cancro e em Portugal desconhece-se a existência de qualquer programa de intervenção centrada na adaptação dos sobreviventes de cancro. Objetivo: Explorar os elementos-chave a considerar no desenvolvimento de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro. Metodologia: Estudo exploratório qualitativo com recurso a técnica do grupo focal com 9 peritos para a colheita dos dados. Resultados: O conhecimento sobre a doença, a autogestão dos sintomas, o autocontrolo das emoções, o conhecimento sobre estratégias de coping e o envolvimento dos familiares devem integrar o conteúdo da intervenção a desenvolver. Estratégias do tipo educacional devem ser articuladas com estratégias motivacionais e relacionais. É fulcral que os sobreviventes estejam implicados no processo de aprendizagem. O plano de cuidados deve ser individualizado e contemplar um contrato de saúde. Conclusão: Este estudo permitiu identificar um conjunto mínimo de características que deve integrar uma intervenção educacional em enfermagem.pt_PT
dc.description.abstractBackground: ere is less investment in the cancer survival phase worldwide, and in Portugal, there is no known intervention program focused on cancer survivor adaptation. Objective: To explore the key elements in the development of an educational intervention in nursing that promotes cancer survivor adaptation. Methodology: Qualitative exploratory study using a focus group with 9 experts for data collection. Results: Knowledge about the disease, self-management of symptoms, self-control of emotions, knowledge about coping strategies, and involvement of family members should integrate the content of the intervention to be developed. Educational strategies should be articulated with motivational and relational strategies. Cancer survivors must be involved in the learning process. e care plan must be individualized and include a health contract. Conclusion: is study allowed identifying a minimum set of characteristics that should integrate an educational intervention in nursing.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista de Enfermagem Referência, vol. V, núm. 5, e20078, 2021pt_PT
dc.identifier.doi10.12707/RV20078pt_PT
dc.identifier.eissn2182-2883
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37582
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3783&id_revista=55&id_edicao=242pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNeoplasiaspt_PT
dc.subjectEducação em saúdept_PT
dc.subjectAdaptação psicológicapt_PT
dc.subjectHealth educationpt_PT
dc.subjectNursingpt_PT
dc.subjectNeoplasmspt_PT
dc.titleElementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancropt_PT
dc.title.alternativeKey elements of an educational intervention in nursing for the promotion of cancer survivor adaptationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issueNº5pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Enfermagem Referênciapt_PT
oaire.citation.volumeV Sériept_PT
person.familyNamePinto
person.familyNamede Brito Santos
person.givenNameCândida
person.givenNameCélia Samarina Vilaça
person.identifier.ciencia-idC217-244B-A5C2
person.identifier.ciencia-id1614-EEF7-E4FF
person.identifier.orcid0000-0003-4874-6728
person.identifier.orcid0000-0001-9198-2668
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationef5acd0f-aeb2-48d4-83a9-93930a7dcddd
relation.isAuthorOfPublication25ef6764-cdab-4ace-bd8d-a2ef569c5444
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery25ef6764-cdab-4ace-bd8d-a2ef569c5444

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REReferência2021.pdf
Size:
486.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format