Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório de Estágio que apresento insere-se no Curso de Mestrado em Enfermagem, área de Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica, área específica de intervenção Enfermagem Nefrológica e representa o culminar de todo um processo de aprendizagem, de reflexão e de desenvolvimento de competências enquanto enfermeira especialista na área da nefrologia.
Este relatório representa o meu percurso nos diferentes estágios através da exposição das actividades por mim desenvolvidas e da análise crítica das mesmas, tendo presente os objectivos delineados, os quais se inserem nos objectivos e competências propostos pela ESEL e pela OE, no que concerne ao enfermeiro especialista.
A metodologia usada na elaboração do relatório foi a revisão da literatura, a observação da prestação de cuidados de enfermagem ao doente renal crónico e família por parte de peritos, a prestação de cuidados de enfermagem ao doente renal crónico e família, a partilha de experiências com peritos e a reflexão crítica e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem.
Para o desenvolvimento de competências no domínio da prestação de cuidados de enfermagem ao doente renal crónico e família realizei estágio, de 27 de Setembro a 19 de Dezembro de 2010, na Unidade de Diálise Peritoneal do serviço de Nefrologia, no Hospital de Santa Cruz; e de 03 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 2011 na Nephrocare de Vila Franca de Xira, onde pude desenvolver competências do domínio da pesquisa.
Durante este período tive oportunidade de identificar as principais necessidades dos doentes e família em diálise peritoneal, que se prendem com: défice de conhecimentos relativos à doença, ao tratamento, risco de infecção pela presença do cateter peritoneal e risco de sobrecarga hídrica. Através do programa de ensino da DP, das consultas de seguimento de enfermagem e da relação de confiança que estabeleci com os doentes e família em diálise peritoneal pude contribuir para a resolução das necessidades anteriormente mencionadas.
A elaboração do folheto “Como cuidar do seu orifício de saída do cateter peritoneal no domicílio” visou contribuir para a diminuição do risco de infecção associada ao cateter peritoneal. O manual de boas práticas de enfermagem na área da diálise peritoneal permitiu a partilha de conhecimentos com os meus pares e a integração do mesmo
como guia de orientação dos cuidados de enfermagem na Unidade de Diálise Peritoneal do Hospital de Santa Cruz.
Analisando o caminho percorrido, considero que alcancei as competências defendidas pela OE para o enfermeiro especialista, uma vez que ocorreu um desenvolvimento profissional e pessoal de forma contínua.
Description
Mestrado, Enfermagem Médico-Cirúrgica - Enfermagem Nefrológica, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem Nefrologia Diálise peritoneal Insuficiência renal crónica Cuidados de enfermagem Enfermagem nefrológica