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Conhecimento em enfermagem relativo à criança em idade escolar submetida a cirurgia de otorrinolaringologia e sua família – uma Scoping Review

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Introdução: A primeira experiência cirúrgica da criança decorre da necessidade desta ser submetida a um procedimento de ORL. A hospitalização, a par da necessidade da realização de um procedimento cirúrgico, representa para a criança e sua família um evento gerador de ansiedade e stresse. Durante o período perioperatório, a intervenção do enfermeiro tem sido amplamente estudada, identificando-se diferentes estratégias que visam o controlo e redução do efeito negativo associado a este momento. A par desta realidade, verifica-se que os cuidados prestados durante este período não são devidamente documentados, apresentando um impacto negativo na qualidade dos cuidados. Objetivo: Mapear os Focos de Enfermagem existentes na literatura associados aos cuidados prestados à criança em idade escolar submetida a cirurgia de otorrinolaringologia e sua família, bem como os respetivos Dados, Diagnósticos de Enfermagem e Intervenções de Enfermagem que surgem associados. Metodologia: Scoping Review seguindo as orientações da Joanna Briggs Institute. Englobou estudos publicados e não publicados, sem nenhuma restrição temporal, cultural ou geográfica, redigidos em Inglês, Português e Espanhol, que abordassem os cuidados prestados à criança em idade escolar submetida a cirurgia de otorrinolaringologia e sua família. Resultados: Diferentes Focos foram identificados na literatura no que se refere à criança em idade escolar e à Mãe/Pai. As principais áreas de atenção identificadas para a criança em idade escolar foram ansiedade, desenvolvimento infantil, hemorragia, dor, vomitar, sono, o procedimento e a dimensão do conhecimento relacionado com a recuperação pós-operatória. À Mãe/Pai surgiram, associados à dimensão do conhecimento, um conjunto de Focos relacionados com os cuidados necessários e as vigilâncias no período pós-operatório. Perante a identificação de um conjunto de dados expressos, foi possível elencar Diagnósticos de Enfermagem, bem como as Intervenções de Enfermagem que pretendem alterar a condição do diagnóstico. Conclusão: Esta revisão contribuiu para uma sistematização do conhecimento em que assentam os cuidados de enfermagem prestados à criança em idade escolar submetida a cirurgia de otorrinolaringologia e sua família. A apresentação organizada do conhecimento com base na estrutura do processo de enfermagem permitiu não só organizar o conhecimento e expor a relação entre os conceitos core inerentes ao processo de enfermagem, mas também identificar as lacunas existentes dentro desta área na disciplina de enfermagem.
Introduction: The child's first surgical experience arises from the need to undergo an ENT procedure. Hospitalisation, along with the need for a surgical procedure, represents an event that generates anxiety and stresse for the child and their family. During the perioperative period, nurse intervention has been widely studied and different strategies have been identified to control and reduce the negative impact associated with this moment. Despite this reality, the care provided during this period is not properly documented and this has a negative impact on the quality of care. Objetive: To map the nursing focus in the existing literature on school-age children undergoing ENT surgery and their families, as well as their respective clinical data, nursing diagnoses, and nursing interventions. Methods: Scoping Review following the guidelines of the Joanna Briggs Institute. It included published and unpublished studies, with no time, cultural or geographical restrictions, written in English, Portuguese and Spanish, which addressed the care provided to school-age children undergoing ENT surgery and their families. Results: Different focus areas were identified in the literature with regard to the school-age children and the mother/father. The main areas of attention identified for school-age children were anxiety, child development, haemorrhage, pain, vomiting, sleep, the procedure and the knowledge dimension related to post-operative recovery. For Mother/Fathers, the knowledge dimension includes a few Focus areas related to the necessary care and vigilance in the post-operative period. Given the identification of a set of expressed data, it was possible to establish Nursing Diagnoses, as well as Nursing Interventions aimed at altering the condition of the diagnosis. Conclusion: This review has helped to systematise the knowledge on which nursing care for school-age children undergoing ENT surgery and their families is based. The organised presentation of knowledge based on the nursing process structure not only made it possible to organise knowledge and expose the relationship between the core concepts inherent in the nursing process, but also to identify the gaps that exist within this area in the nursing discipline.

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Criança em idade escolar Cuidados de enfermagem Documentação Família Período perioperatório

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