Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da disciplina de classe de conjunto no plano curricular do 3º grau ao 5º grau:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria Luís Santos.pdf5.42 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho realizou-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular que integra o Mestrado em Ensino da Música. Foi na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) que se concretizou o estágio profissional da PES. Este trabalho está dividido em duas partes. A Parte I deste relatório final é relativa à PES e pretendeu mostrar toda a informação recolhida durante o estágio e o seu devido relatório. Elaborou-se inicialmente uma estrutura e delineou-se os objetivos da PES onde são apresentadas várias reflexões sobre esta prática que ocorreu na PES. São apresentadas as metodologias das aulas lecionadas e supervisionadas. Para além disso, é retratada uma breve reflexão das aulas observadas. Por fim, refletiu-se sobre os contributos do estágio para o desenvolvimento profissional e analisou-se, na globalidade, a prática docente desenvolvida. A Parte II é referente ao projeto de investigação com o tema A importância da disciplina de classe de conjunto no plano curricular do 3º ao 5º grau - Temas portugueses no repertório para ensemble de cordas. A investigação utilizou métodos de recolhas de dados, como observação direta, questionários e entrevistas, onde é necessário analisá-los e refletir para chegar a uma ou várias conclusões. O objetivo desta investigação é perceber se é ou não vantajosa a introdução de temas portugueses, no repertório do plano curricular de ensemble de cordas.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Repertório Ensemble de cordas Temas portugueses Arranjos musicais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License