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Wages of Love : Work-life balance na Hotelaria em Portugal

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Abstract(s)

Uma das principais componentes do serviço hoteleiro é o elemento humano devido à dependência do contato entre o trabalhador e os hóspedes. Assim, a satisfação com o trabalho torna-se imperativa para o sucesso das empresas. Contudo, o setor hoteleiro não é habitualmente reconhecido por proporcionar condições que visem a satisfação dos trabalhadores com o trabalho. Neste sentido, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal surge como uma das principais problemáticas desta indústria, associando-se ao conceito de «work-life balance» (WLB) pelas implicações que este equilíbrio tem na vida dos individuos. Estudos anteriores propõem não só que sejam investigadas diferentes práticas organizacionais mas também medido o impacto das mesmas em contextos específicos, de modo a que seja possível criar um padrão organizacional ou sectorial. No setor hoteleiro, quer no contexto empresarial quer em termos académicos, este assunto está ainda nos primórdios da sua exploração, sendo importante apurar quais as estratégias que têm maior impacto no WLB. A pertinência do tema justifica-se pelo facto de não se conhecer nenhum estudo específico para a hotelaria em Portugal, e mesmo em termos internacionais persistirem algumas lacunas, muito devido aos poucos estudos existentes. O presente trabalho tem como objetivo estudar a perceção dos trabalhadores relativamente à influência das práticas de gestão de recursos humanos da hotelaria em Portugal no equilíbrio das suas relações pessoais afetivas. A análise foi suportada em 87 questionários obtidos da população geral de trabalhadores hoteleiros e 30 questionários de um grupo hoteleiro reconhecido pelas medidas de gestão de recursos humanos implementadas. Os resultados sugerem a importância das medidas de apoio ao WLB, o apoio dos superiores e, ainda a relevância das características específicas da hotelaria. Pode concluir-se que existe cada vez mais preocupação com esta temática e que os conflitos existentes entre as esferas da vida do indivíduo (pessoal e laboral) criam inúmeros impactos, nomeadamente no que concerne ao comprometimento e a produtividade dos trabalhadores.
One of the main components of the hotel industry is the human element due to the importance of the contact between workers and guests. Thus, employee satisfaction becomes imperative for the success of these companies. However, the hotel industry isn’t usually seen as promoting job satisfaction. Therefore, the balance between professional and personal lives is one of the most controversial issues of this industry in what relates to the concept of «work-life Balance» (WLB) for its implications on the lives of employees. Previous studies suggest the need for further research not only on the different organizational practices that promote WLB but also to establish its impact in specific contexts to be possible to create an organizational or sectorial pattern. In the hotel industry, both in the business context and in the academic one, this matter is only at the beginning of its study, being important to establish the strategies which have the most impact in WLB. The relevance of this subject is justified by the fact that there isn´t any known specific study on WLB for the hotel industry in Portugal and, even internationally, many gaps still exist. The goal of this research is to study the perception of workers on how the human resources management practices of hotel companies in Portugal influence the balance in their affective personal relationships. This study supported in 87 questionnaires answered by hotel workers from diverse companies and 30 questionnaires from a hotel chain well-known for its advanced human resources management policies. Results suggest the importance of the policies and measures to support WLB, the support from managers and the relevance of the specific characteristics of the industry. One can conclude that there is an increasing concern with this issue and that the conflicts between the spheres of one´s life (personal and work areas) have many impacts, namely in terms of the commitment and productivity of employees.

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Hotelaria Gestão de Recursos Humanos Indústria hoteleira Work-life balance Hospitality Human resources management Hotel industry

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