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Authors
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Abstract(s)
O empreendedorismo é um factor de criação de emprego, de aumento de
competitividade e de crescimento económico dos países. Cientes deste facto, as instituições
de ensino superior têm vindo a delinear e a oferecer programas de ensino do
empreendedorismo, através dos quais se pretende desenvolver nos alunos competências,
habilidades e conhecimentos necessários à criação de novas empresas, bem como,
promover o seu espírito empreendedor.
O objectivo principal desta investigação consiste em identificar os factores
potenciadores de actividades empreendedoras, assim como identificar as características
gerais dos empreendedores. Para a recolha de dados foi efectuado um questionário junto de
potenciais empreendedores nascentes, pertencentes à Escola Superior de Gestão de Tomar,
tendo sido recolhidas 149 respostas. Pode concluir-se que os empreendedores são na
maioria do género feminino, apresentando entre os 20 e os 25 anos, independentemente do
curso superior, que frequentam, maioritariamente, têm o grau académico de
primários/secundários, não possuem experiências anteriores quer na criação de empresas,
quer no sector de actividade onde desenvolvem a iniciativa empresarial e nem
anteriormente desempenharam funções de gestão. Não possuem familiares com
negócios/empresa própria. Consideram que a formação deveria ser inserida gratuitamente
na formação escolar. Assumem os cursos de pós-graduação e cursos de especialização
como as melhores modalidades de formação e deve possuir uma duração superior a 75
horas, elegem a zona da escola como o local favorito para ministrar a formação. Os
inquiridos assumem que as formas de actividades empreendedoras utilizadas pelo Instituto
Politécnico de Tomar, são as conferências e seminários, cursos de empreendedorismo,
publicação de artigos de divulgação e parcerias, contudo, os resultados são diversos
conforme os cursos. A cooperação e o desenvolvimento surgem como a principal forma da
Escola fomentar actividades empreendedoras. Desta forma, os resultados obtidos
demonstram a importância das instituições de ensino para estimular o espirito
empreendedor, através das diversas actividades efectuadas.
Description
Keywords
Empreendorismo Empreendedor nascente Factores potenciadores
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Tomar