Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise de Vendas de uma Empresa de Distribuição

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
diana_ventura_03.pdf1.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório é o resultado do Estágio Profissionalizante do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este trabalho decorreu entre os dias 1 de Março e 31 de Julho de 2013 numa empresa de distribuição alimentar na região de Coimbra. O objetivo deste trabalho é a caracterização e análise de vendas dos diferentes produtos da empresa, entre os anos 2010 e 2012. Para isso, é inicialmente feita a análise ABC, de forma a identificar os produtos ou famílias de produtos que representam a parte mais importante das vendas. A estes produtos são aplicados depois os métodos de previsão. Os métodos de previsão aplicados pretendem não só avaliar a possibilidade de reduzir a incerteza relativamente à procura futura, mas também analisar de forma mais detalhada, o comportamento das vendas no passado, nomeadamente identificando tendências e efeitos de sazonalidade. São aplicados e comparados diferentes métodos de previsão, na tentativa de identificar qual o mais adequado para os objetivos pretendidos. Também é avaliada a importância destes métodos relativamente à forma como é feita a gestão de stocks na empresa onde decorreu o estágio. Em função dos resultados obtidos, ao longo do trabalho serão sugeridas algumas alterações à forma como os stocks são geridos.
This report is the result of the Vocational Stage Master in Food Engineering by College of Agriculture of Coimbra. This work took place between March 1st to July 31st 2013, in a retail company in the region of Coimbra. The objective of this work is the characterization and analysis of sales of the various products of the company, between the years 2010 and 2012. For this, we initially made the ABC analysis in order to identify products or their families that represent the most important part of sales. After this are applied prediction methods to these products. The forecasting methods applied not only intend to evaluate the possibility of reducing the uncertainty of future demand , but also to analyze in detail the behavior of sales in the past , including identifying trends and seasonal effects . Are applied and compared different forecasting methods in attempt to identify the most appropriate for the intended objectives. Also assessed the importance of these methods in relation to how the management of stocks is made, in the company where the internship was done. Depending on the results obtained throughout the work will be suggested some changes to the way stocks are managed.

Description

Keywords

Distribuição alimentar Análise de vendas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License