Repository logo
 
Publication

A divulgação da língua gestual portuguesa através de campanha publicitária

dc.contributor.advisorLoução, Ricardo
dc.contributor.authorLopes, Pedro Daniel Vasconcelos Gomes Marques
dc.date.accessioned2020-01-20T11:25:27Z
dc.date.available2020-01-20T11:25:27Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractEste projeto de tese assenta na análise e reflexão da aplicabilidade da publicidade na divulgação da língua gestual portuguesa na sociedade. Para além do enquadramento teórico sobre a história e a atualidade da comunidade surda portuguesa, a sua cultura e principalmente a LGP, foi também realizada uma pesquisa sobre o estado atual do meio do marketing e publicidade, que resultasse na obtenção de fatores de sucesso para a realização de uma campanha publicitária eficaz. Este projeto tem como ponto de partida a percepção em relação à comunidade surda, baseada no modelo cultural (Massachusetts Commission, 2014), que vê a surdez como a entrada para uma comunidade com uma cultura extremamente rica. A partir desta percepção positiva, foi possível criar uma campanha que valoriza a língua gestual portuguesa, ao mesmo tempo que a vê como uma utilidade para o português ouvinte, ao invés de mostrar a sua aprendizagem como um ato de caridade. Graças à utilização de ferramentas como o storytelling e o marketing 365 (André Félix, 2015), foi possível criar um projeto disruptivo e criativo que, não só revela um lado diferente da língua gestual, como também demonstra que os membros da comunidade surda são membros ativos da sociedade portuguesa.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis project is based on the analysis and reflection of the applicability of advertising in the dissemination of Portuguese Sign Language in society. In addition to the theoretical framework on the history and relevance of the Portuguese deaf community, its culture and especially LGP, a research was also carried out on the current state of the marketing and advertising business, which resulted in a survey of success factors for the making of an effective advertising campaign. This project has as its starting point the perception of the deaf community, based on the cultural model (Massachusetts Commission, 2014), which sees deafness as the entrance to a community with an extremely rich culture. From this positive perception, it was possible to create a campaign that values the Portuguese sign language, at the same time that it sees it as a utility for the Portuguese listener, instead of showing the learning of LGP as an act of charity. Thanks to tools such as storytelling and marketing 365 (André Félix, 2015), it was possible to create a disruptive and creative project that not only reveals a different side of sign language, but also demonstrates that members of the deaf community are active contributors of Portuguese society.pt_PT
dc.identifier.tid202371735pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31040
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLíngua gestual portuguesapt_PT
dc.subjectCampanha publicitáriapt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectComunidade surdapt_PT
dc.subjectProjeto de mestradopt_PT
dc.titleA divulgação da língua gestual portuguesa através de campanha publicitáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ProjetoTese_2019_PedroLopes.pdf
Size:
16.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: