Publication
Portefólios no 1º ciclo do ensino básico e a sua dinâmica
dc.contributor.author | Pinto, Jorge | |
dc.contributor.author | Pimentel, Inês | |
dc.date.accessioned | 2015-06-05T14:16:56Z | |
dc.date.available | 2015-06-05T14:16:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Um trabalho novo exige tempo para que os alunos se apropriem dos objetivos de aprendizagem. O portefólio envolve um processo lento, que exige disponibilidade, empenho e dedicação de todos os que o elaborem, bem como uma maior atenção às aprendizagens e experiências realizadas pelos alunos. O presente artigo surge no âmbito do relatório da componente de investi-gação do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico que teve como objetivo compreender o contributo do portefólio para as aprendizagens dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e diz respeito ao percurso realizado numa sala de X ano de escolaridade, onde a utilização e a dinâmica de trabalho com os portefólios foi sofrendo alterações. A metodologia adotada inscreve-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia próxima da investigação ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e de entrevistas que designei por conversas informais de explicitação. Os resultados mostram que a apropriação de um trabalho novo é gradual e que o facto de existir uma rotina possibilita que os alunos adquiram autonomia e responsabilidade pelo trabalho que se apresenta. Ao longo das sessões de trabalho, verificam-se alterações nas capacidades de reflexão e seleção dos alunos, assim como na duração das mesmas. | por |
dc.identifier.issn | 1647-3078 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8881 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | por |
dc.relation.publisherversion | http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/62 | por |
dc.subject | Avaliação formativa | por |
dc.subject | Portefólio | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Práticas no 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.subject | Formative assessment | en |
dc.subject | Portfólio | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Metacognition | en |
dc.subject | Assessment practices in the primary education | en |
dc.title | Portefólios no 1º ciclo do ensino básico e a sua dinâmica | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | por |
oaire.citation.endPage | 19 | por |
oaire.citation.startPage | 3 | por |
oaire.citation.title | Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | por |
oaire.citation.volume | 2, n. 1 | por |
person.familyName | Pinto | |
person.givenName | Jorge | |
person.identifier.ciencia-id | 7218-24BB-3DBB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2819-8114 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37063603600 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | article | en |
relation.isAuthorOfPublication | 84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Portefólios no 1º ciclo do ensino básico e a sua dinâmica - pp. 3-19.pdf
- Size:
- 320.27 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: