Repository logo
 
Publication

Portefólios no 1º ciclo do ensino básico e a sua dinâmica

dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.contributor.authorPimentel, Inês
dc.date.accessioned2015-06-05T14:16:56Z
dc.date.available2015-06-05T14:16:56Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractUm trabalho novo exige tempo para que os alunos se apropriem dos objetivos de aprendizagem. O portefólio envolve um processo lento, que exige disponibilidade, empenho e dedicação de todos os que o elaborem, bem como uma maior atenção às aprendizagens e experiências realizadas pelos alunos. O presente artigo surge no âmbito do relatório da componente de investi-gação do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico que teve como objetivo compreender o contributo do portefólio para as aprendizagens dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e diz respeito ao percurso realizado numa sala de X ano de escolaridade, onde a utilização e a dinâmica de trabalho com os portefólios foi sofrendo alterações. A metodologia adotada inscreve-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia próxima da investigação ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e de entrevistas que designei por conversas informais de explicitação. Os resultados mostram que a apropriação de um trabalho novo é gradual e que o facto de existir uma rotina possibilita que os alunos adquiram autonomia e responsabilidade pelo trabalho que se apresenta. Ao longo das sessões de trabalho, verificam-se alterações nas capacidades de reflexão e seleção dos alunos, assim como na duração das mesmas.por
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8881
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/62por
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectPráticas no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectFormative assessmenten
dc.subjectPortfólioen
dc.subjectLearningen
dc.subjectMetacognitionen
dc.subjectAssessment practices in the primary educationen
dc.titlePortefólios no 1º ciclo do ensino básico e a sua dinâmicapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
oaire.citation.endPage19por
oaire.citation.startPage3por
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpor
oaire.citation.volume2, n. 1por
person.familyNamePinto
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Portefólios no 1º ciclo do ensino básico e a sua dinâmica - pp. 3-19.pdf
Size:
320.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: