Publication
Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Clementina | |
dc.contributor.author | Lopes, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T12:37:11Z | |
dc.date.available | 2024-01-03T12:37:11Z | |
dc.date.issued | 2023-10-04 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final contempla uma breve descrição das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), desenvolvidas no âmbito de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo resulta de uma observação e reflexão sustentada, produto da experiência das PES, no ano letivo de 2021/2022. A partir da observação direta participante de uma turma de 3º ano do ensino básico, constituída por 23 alunos, surgiu a pergunta de partida: Quais os benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico? Desta forma, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem mista de caráter qualitativo / interpretativo, com recurso a instrumentos de caráter quantitativo, com o fito de analisar os benefícios desse envolvimento. Esta investigação apoiou-se num referencial teórico relacionado com a problemática e foi sustentada pela recolha de informação através de inquérito por questionário e por entrevista semiestruturada. Com o presente estudo exploratório pretendeu-se perceber como é que o envolvimento dos pais / encarregados de educação é realizado, quais as vantagens e desvantagens segundo o olhar e perceção das famílias que acompanham os alunos, a docente e os próprios alunos. Esta análise passou, também, pela perceção dos intervenientes supra indicados sobre o envolvimento familiar nas tarefas escolares, durante o período de confinamento por Covid-19. Os participantes no estudo em questão são os encarregados de educação / família dos alunos de uma turma de 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, os próprios alunos e a professora titular dessa mesma turma. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos apontam que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e docente atribuem grande importância ao envolvimento familiar no processo de aprendizagem das crianças, nomeadamente na realização dos TPC. Os resultados da informação recolhida, permite-nos compreender que o envolvimento das famílias espelha algumas objeções, todavia, são apontadas bastantes mais vantagens. Como principais vantagens estes apontam o facto dos TPC serem uma ferramenta importante de aprendizagem e solidificação de conhecimentos, uma maior proximidade entre as crianças e famílias, um maior rendimento e sucesso escolar, e maior motivação na realização desta tarefa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203443802 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48641 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento familiar | pt_PT |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Trabalhos para casa | pt_PT |
dc.subject | Covid-19 | pt_PT |
dc.title | Benefícios do envolvimento familiar no acompanhamento dos TPC dos alunos do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |