Publication
Meninos, a língua tem regras
| dc.contributor.advisor | Xavier, Lola Geraldes, 1973- | |
| dc.contributor.author | Brito, Florinda de Jesus Martins de | |
| dc.date.accessioned | 2016-03-30T09:39:14Z | |
| dc.date.available | 2016-03-30T09:39:14Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objectivo demonstrar que os alunos do 2º ano de escolaridade conseguem ir mais além no estudo do verbo do que o actual Programa de Língua Portuguesa propõe. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa. Analisámos os actuais Programas de Língua Portuguesa do 1º, 2º e 3ºciclos e nestes fizemos a recolha de evidências relativas à abordagem do conteúdo programático: o verbo. Os dados trabalhados a nível quantitativo resultaram da realização de um teste pelos 7 alunos do 2º ano de escolaridade da escola de Torres do Mondego e pelos 72 alunos do 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Ceira. Os resultados obtidos mostram que este conteúdo programático – verbo – é perfeitamente passível de assimilação pelos alunos do 2º ano de escolaridade. Neste quadro, é recomendável o definido nos novos Programas de Português para o Ensino Básico, cuja implementação se iniciará em Setembro de 2011, isto é, o estudo do verbo distribuído pelo Plano Morfológico, Plano das Classes de Palavras e Plano Sintáctico, desde o 1º ano de escolaridade. Esta alteração prevista ao actual Programa de Língua Portuguesa, no campo do verbo, parece-nos bastante adequada. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12745 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino da Gramática | pt_PT |
| dc.subject | Língua Portuguesa | pt_PT |
| dc.subject | Gramática | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.title | Meninos, a língua tem regras | pt_PT |
| dc.title.alternative | o estudo do verbo no 2º ano de escolaridade | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
