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Authors
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Abstract(s)
A Força Aérea Portuguesa opera algumas aeronaves que se encontram numa fase
avançada do seu ciclo de vida. Estas aeronaves apresentam muitos problemas resultantes
do desgaste em operação e dos mecanismos do envelhecimento. Estes problemas
conduzem a acções de manutenção e de monitorização permanente das frotas, através de
programas específicos de acompanhamento que não foram previstos pelo fabricante na fase
de projecto da aeronave. Para que a metodologia de manutenção adoptada seja adequada às
necessidades operacionais e coerente com o envelhecimento das frotas, há que ter em conta
alguns factores os quais, se devidamente analisados, conduzirão à extensão de vida de uma
frota e à sua operação segura.
Pretende-se com este trabalho de investigação obter mais conhecimento sobre a
temática da gestão do envelhecimento das aeronaves e sobre os factores que contribuem
para a tomada de uma determinada decisão relativamente a um sistema de aeronave ou a
uma aeronave, que conduza à sua reparação, modernização ou retirada de serviço, em
determinadas fases do seu ciclo de vida e que conduzem a um programa de gestão bem
definido, estruturado e ajustado. A gestão do envelhecimento de aeronaves deve resultar de
um processo que permita identificar problemas desse envelhecimento, da manutenção, dos
recursos e das capacidades técnicas e logísticas, todos eles influentes na gestão de longos
ciclos de vida na aviação.
Gerir o envelhecimento de aeronaves não diz respeito apenas à segurança de voo, à
disponibilidade de meios ou à economia de recursos. Diz respeito a um melhoramento
contínuo e adaptado da manutenção das aeronaves, através de uma atitude pró-activa e
reactiva, a qual permite acompanhar e sustentar as aeronaves por 20, 30 ou mais anos,
excedendo por um período muito longo o seu ciclo de vida inicialmente previsto.
Há que fazer uma previsão adequada de custos para uma frota envelhecida, de
acordo com as necessidades operacionais, a fim de elaborar um plano de custos detalhado
com a maior antecedência possível. No entanto, deverá ser avaliada a relação
custo/benefício de uma determinada acção, pois esta pode não se justificar a prazo. Deverá
ser analisado o período de rentabilização do investimento que, no máximo, deverá ser igual
ao período de operação remanescente para a plataforma em causa.
Os modelos analisados neste trabalho reflectem as metodologias utilizadas por
outros operadores no acompanhamento de frotas sujeitas a mecanismos de envelhecimento
em fases avançadas do seu ciclo de vida. A pesquisa efectuada baseou-se principalmente em artigos relacionados com gestão do envelhecimento de aeronaves, com o objectivo de
validar as hipóteses que permitirão dar resposta às perguntas derivadas e à pergunta de
partida. Abstract: The Portuguese Air Force operates some aircrafts in an advanced phase of its life
cycle. These aircraft present many problems resulting from the mechanisms of aging.
These problems lead to additional maintenance procedures and permanent monitoring of
the fleets, through specific programs of support that had not been foreseen by the
manufacturer in the project of the aircraft. So, the maintenance methodology adopted is
adjusted to the operational needs and should be coherent with the aging of the fleets, taking
in account some factors which, if duly analyzed, will lead to the safe operation of a fleet
for long periods of time.
It is intended with this work to get more knowledge on the thematic of the
management of aircraft aging and on the factors that contribute to take a decision
concerning a system of aircraft or an aircraft itself, that leads to its repair, mid life update
program or phase-out in any phases of its life cycle. These factors will lead to an optimal
management program. The management of aircraft aging must result of a process that
allows to identify problems of aging, maintenance, resources, logistic and technical
capabilities, all influent in the management of long life cycles in aviation.
The management of aircraft aging is not only a matter of flight safety, availability
or economy of resources. It respects to a continuous and adapted improvement of the
maintenance of the aircraft, through an proactive and reactive attitude, which allows to
follow and to support the aircraft for 20, 30 or more years, exceeding for a very long
period its initial life cycle.
It’s very important an adequate plan of costs for an aged fleet, in accordance with
the operational needs. The period of recovery of the investment will have to be analyzed
and, in the maximum, will have to be equal to the period of remaining operation for the
platform in cause.
The models analyzed in this work reflect the methodologies used by other operators
in the accompaniment of their fleets, to overcome the mechanisms of aging in advanced
phases of its life cycle. The research was based mainly on articles related with
management of aircraft aging, with the objective to validate the hypotheses that would
allow to give the answers to the principal and secondary questions.
Description
Keywords
Aeronave Envelhecida Fiabilidade Disponibilidade Manutibilidade Envelhecimento de Aeronaves Curva da banheira Sistema de Armas Ciclo de Vida Vida Útil Manutenção Célula Monitorização Plataforma