Repository logo
 
Publication

IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA ASSOCIADAS A DESEMPENHOS SUPERIORES E À SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES – ESTUDO DE CASO NAS UNIDADES DA POLÍCIA JUDICIÁRIA

dc.contributor.advisorDias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José Carlos
dc.contributor.authorCoimbra Mourato, Manuel José
dc.date.accessioned2019-09-13T15:11:57Z
dc.date.available2019-09-13T15:11:57Z
dc.date.issued2019-07-12
dc.date.submitted2019-09-13
dc.description.abstractAs instituições públicas, vulgarmente designadas de organizações não lucrativas, estão cada vez mais expostas a fatores de influência interna e externa do seu meio envolvente. Neste contexto, revelam fulcral importância as competências dos líderes que levam a desempenhos de excelência e promovem a eficácia para o sucesso das organizações. Vários estudos concluíram que os líderes afetam todos os aspetos de funcionamento das organizações, como o otimismo, o comprometimento com a organização, a identificação com o coletivo e a cooperação. Neste trabalho pretendeu-se verificar quais as principais competências que os líderes da PJ mais utilizam e quais estão positivamente relacionadas com desempenhos superiores e que contribuem para a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. A metodologia de investigação utilizada neste estudo de caso apresentou três fases, pesquisa bibliográfica sobre liderança, liderança organizacional e modelos de identificação de competências de liderança, investigação de natureza qualitativa, que avaliou, através de análise de conteúdo, uma entrevista semiestruturada aos vários diretores de Unidade e quantitativa que analisou estatisticamente os dados obtidos da aplicação de um questionário, adaptado por Rouco (2012), aos mesmos diretores, para estudar a sua perceção quanto aos fatores de liderança identificados no modelo de Rouco. Verificou-se que as competências de liderança mais utilizadas pelos líderes das Unidades da PJ são: transparência, orientação para as relações humanas, comunicação, relações interpessoais, aptidões técnicas e profissionais, tomada de decisão, orientação para a tarefa, visão e uma competência não identificada no modelo de Rouco, a motivação. Concluiu-se que as competências dos líderes relacionadas com a gestão das Unidades, a existência de uma visão, em conjunto com competências de relacionamento interpessoal são aquelas que se apresentam como as que mais contribuem para um melhor desempenho dos seus líderes e para uma maior satisfação e bem-estar dos seus colaboradores.pt_PT
dc.identifier.tid202262820pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29698
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderança; líderes; competências; desempenho; satisfaçãopt_PT
dc.titleIDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA ASSOCIADAS A DESEMPENHOS SUPERIORES E À SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES – ESTUDO DE CASO NAS UNIDADES DA POLÍCIA JUDICIÁRIApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorAcademia Militar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação final_01JUN2019_M_Mourato.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: