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Sensibilizar para capacitar os profissionais diabéticos tipo 2, do HSJ, para a autogestão da doença, em contexto de saúde ocupacional

dc.contributor.advisorVarandas, Maria de Lourdes
dc.contributor.authorMesquita, Paula Maria Gonçalves
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:17Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:17Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionMestrado, Enfermagem Comunitária, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractA Diabetes Mellitus é uma doença crónica cada vez mais frequente em Portugal e no mundo. É caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue – hiperglicemia – sendo no caso da DM tipo 2, devido à produção insuficiente de insulina ou utilização ineficaz da insulina produzida pelo organismo. Por este facto, o primeiro passo no tratamento implica uma adaptação com o que se come, quando se come e com a atividade física que se efetua diariamente. Para a grande maioria dos portadores de DM tipo 2 estas adaptações nem sempre ocorrem facilmente. Assim, com este PIC, realizado num Serviço de Saúde Ocupacional, tivemos como finalidade a promoção de hábitos saudáveis nos profissionais de saúde portadores de DM tipo 2, pressupondo alterações de comportamento que permitam desenvolver a autonomia e maior eficácia na gestão da doença. Todo o trabalho desenvolvido foi consubstanciado no Modelo Transteorico da Mudança, e a metodologia utilizada foi o Processo de Planeamento em Saúde. Para o diagnóstico de situação foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Autocuidado com a Diabetes e Questionário de Avaliação de Conhecimentos (DKQ – 24), ambos traduzidos e adaptados por Bastos (2004). Estes foram aplicados a trabalhadores portadores de DM tipo 2, sendo a amostra constituída por 10 indivíduos. Pelo método de Hanlon, priorizamos os problemas identificados que, posteriormente, traduzimos em diagnósticos de enfermagem enunciados na taxonomia CIPER Versão 2. Sendo uma intervenção em setting Saúde Ocupacional, optamos por uma metodologia de intervenção dirigida a grupos, em que a estratégia utilizada foi a Eps, considerando os três domínios da aprendizagem: cognitivo, afetivo e psicomotor. A avaliação da intervenção de acordo com os indicadores de processo, adesão e resultado estabelecidos, revelou-se positiva permitindo-nos evidenciar uma aquisição de competências cognitivas e psicomotoras.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201260700
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16162
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 2
dc.subjectEducação em saúde
dc.subjectAuto-gestão
dc.subjectSaúde do trabalhador
dc.subjectDiagnóstico de enfermagem
dc.subjectModelo transteórico da mudança
dc.subjectPromoção da saúde
dc.titleSensibilizar para capacitar os profissionais diabéticos tipo 2, do HSJ, para a autogestão da doença, em contexto de saúde ocupacional
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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